Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, outubro 20, 2003
 
Lisboa-Rio
A Lisboa que queremos

Gosto de pensar neste blog como um espaço de discussão no qual pensamos na Lisboa que temos com a preocupação de a transformarmos na Lisboa que queremos.
A Lisboa que quero é uma cidade onde os jovens habitem, sejam independentes, possam alugar casa na centro da cidade sem grandes rendimentos, possam viver as ruas sem medo, não estejam constrangidos com as horas para apanhar o comboio, o barco, o autocarro ou o carro para os levar para casa. Onde os jovens tem vários espaços para a prática do desporto, parques desportivos disponíveis para todos os bolsos com segurança.
Uma Lisboa onde a Cultura seja apoiada e onde os seus dirigentes a entendam como um valor e não como um gasto supérfluo. Onde a cultura existe a preços reduzidos e com condições de divulgação que a tornam apelativa para muitos e não apenas para alguns. Onde a cultura e a rua se encontram e dão animação e alegria à vida agitada das pessoas.
Na Lisboa que quero os espaços verdes e o rio Tejo são por excelência um local de encontro de famílias, namorados, pessoas que lêem, pessoas que criam, pessoas que correm, pessoas que meditam, velhices felizes. Nesta Lisboa existem espaços verdes em vários pontos da cidade, não há bairros que se limitam a ser prédios.
Na Lisboa que quero o trânsito não transtorna a manhã e o fim de dia das pessoas, é planeado, o retorno a casa não é uma aventura nem um martírio, os transportes públicos são rápidos e cómodos, existem mais ruas próprias para transportes públicos e em muitas ruas existem faixas para bicicletas. Valoriza-se os veículos menos poluentes e planeiam-se soluções locais para o parqueamento.
Na Lisboa que quero valoriza-se o comércio de bairro, existem estruturas de apoio a este comércio como parques de estacionamento a preços reduzidos e segurança.
As pessoas passam menos horas nos grandes espaços comerciais.
Na Lisboa que quero o centro histórico está preservado, as fachadas estão conservadas e reaproveitadas em edifícios novos, a cultura está presente em cada esquina, é um local de vida e não de trabalho, um espaço de convívio diurno e nocturno, a música é residente fixa e os turistas podem dormir no centro em condições aproveitando o melhor que Lisboa tem. Nesta Lisboa é raro ver lixo no chão e não há entulho deixado por uma qualquer obra que terminou.
Parte desta Lisboa que quero existe para alguns lisboetas mas infelizmente não é uma realidade para a maioria.
A Lisboa que quero leva-me a pensar que muito está por fazer e que definitivamente não me impressiono com cartazes da CML que dizem "Lisboa está mais Bonita".
Se imaginarmos Lisboa sem estes cartazes e a Televisão sem os comentários do Sr. Lopes questionamo-nos: O trânsito melhorou? Há mais jovens a viver no centro da cidade? A Cultura tem mais apoios? Há mais espaços verdes? Há meia piscina em cada bairro? Lisboa está mais segura? A qualidade de vida dos lisboetas aumentou?
Nunca pensei que apenas com Casinos, Parques Mayers, Túneis e Ruas Madalenas tudo ficasse mais bonito. Devem ser muito grandes...Obrigado Marquês Lopes...
Duarte Cordeiro
Coordenador da Concelhia da Lisboa da Juventude Socialista
10/20/2003 12:08:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text