Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, outubro 22, 2003
 
Lisboa-Sete Rios
Lisboa é um alvo vulnerável

A capital do nosso País poderá ser, por natureza estratégica e até política, um alvo de ataques terroristas. Pelo que, a Câmara Municipal de Lisboa deveria, pelo sim pelo não, planificar - no que respeita a segurança de pessoas e bens - para o pior caso e esperar o pior.
O nosso País, e consequentemente a cidade de Lisboa, tem passado incólume por todas as crises internacionais. Todavia, não podemos esquecer que "pertencemos" à Aldeia Global e, por isso, sujeitos a sermos molestados.
Mas a filosofia do "deixa andar," porque nada nos acontece não existe somente neste caso concreto. Aliás, esta filosofia manifesta-se a todos os níveis da sociedade portuguesa, designadamente em relação à prevenção e segurança.
A cidade de Lisboa possui, no que respeita a bombeiros e protecção civil, o Regimento de Sapadores Bombeiros (o maior e melhor Corpo de Bombeiros Profissionais do País), os corpos de bombeiros voluntários e ainda o Serviço Municipal de Protecção Civil, devidamente organizado. Por este motivo exige-se à Câmara Municipal de Lisboa (organização municipal) a alteração de atitudes e também que reclame ao Governo matéria legislativa que permita uma maior e mais eficaz intervenção por parte dos bombeiros da cidade de Lisboa.
Por outro lado, é importante referir que o crescimento da cidade (aumento demográfico, um maior número de espaços comerciais, de lazer, ou outros) não é devidamente acompanhado com a percentagem de bombeiros profissionais exigida por lei. Ou seja, a cidade cresce e os agentes de segurança diminuem. Não podemos, nesta área, defender uma política de contenção. Pois, este propósito e esta via podem dar origem a piores males.
A nossa cidade possui, no seu coração, aeroporto, rio, área florestal, e toda a envolvência no que respeita a uma "floresta de betão". Assim sendo, é urgente planificar atempadamente toda a intervenção que é necessária efectuar na nossa capital.
Não podemos omitir que, o presidente da Câmara Municipal é, perante a lei, o primeiro responsável pela segurança e prevenção dos habitantes da capital e, por esse motivo, deveria estar mais preocupado e dar mais atenção ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e aos bombeiros voluntários que prestam serviço ininterruptamente nesta grande metrópole.
É urgente que a prevenção e segurança na cidade de Lisboa seja mais cuidada, através de uma maior planificação a nível de instalações, material, efectivos e formação profissional. Se não se acautelarem todas estas situações - directamente ligadas às pessoas e à salvaguarda dos seus haveres - a capital caminha a passos largos para uma época igual aquela em que ocorreu o incêndio do chiado.
Ainda há possibilidade de reparar a maioria dos males mas, se tal não suceder, os níveis de segurança (efectivos, formação, e equipamentos) podem ser iguais aqueles que contribuíram para que o incêndio do Chiado atingisse as proporções catastróficas que todos conhecemos.
Fernando Curto
10/22/2003 02:03:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text