Forum Cidade

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Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
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terça-feira, outubro 28, 2003
 
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Recuperar o Amarelo

Os tempos contemporâneos incitam ao transporte próprio. As pessoas tendem a usufruir do seu meio de transporte, constantemente, e não prescindem de o levar para qualquer local. O carro torna-se um género de porta-chaves ambulante. Não se abdica dele, por nada, pois só com as quatro rodas se conseguem abrir as diversas portas. Do trabalho, da casa, da escola, do café. Hoje, há quem não saiba realizar qualquer deslocação sem o seu próprio carro, por que o simples facto de andar a pé ou num transporte público é algo impensável, acabando por se tornar estranho qualquer deslocação que não se faça à frente do volante.
A cidade começou, sem o querer, a estender um tapete aos automóveis. Os passeios, espaço destinado aos peões, serviam de parque de estacionamento. Em boa hora, há uns anos, a EMEL devolveu a calçada às pessoas, disciplinando o estacionamento. Agora, infelizmente, o automóvel reconquistou, outra vez, por descuramento de quem de direito, o espaço pedonal.
Mas, se já nos apercebemos e sentimos esta peleja volúvel, entre carro e peão, outro facto resulta desta falta de harmonia. A cidade descaracteriza-se aos poucos, isto porque, abandona-se e esquece-se um meio de transporte colectivo muito característico da nossa bela cidade: o eléctrico. Não me refiro, naturalmente à carreira 15, mas sim aos tradicionais amarelos da CARRIS.
O eléctrico é parte integrante da cidade. É uma marca da cidade. Por entre as colinas, a sua passagem não é indiferente e pelos sítios onde já rolou, a saudade regressa, sempre que se olha para os carris que jazem no alcatrão. Os mais velhos sentem a falta do transporte que tantas vezes os levou a desbravar a cidade e os mais novos começam a conceber a cidade sem o eléctrico, com a excepção da parte antiga.
Cabe-nos a todos escolher, se queremos uma cidade que não abdica do seu património e o valoriza ou a trata como um espaço artificial. Por isso, é preciso devolver o amarelo à cidade, à Lisboa de todos as eras, por que o amarelo também tem o condão de nos proporcionar o Tempo que nós, tantas vezes, desprezamos.
CMC
P.S. - Estava anunciado para hoje, terça-feira, o texto de Vicente Jorge Silva. Devido a uma impossibilidade pessoal, o artigo será colocado na próxima semana.
10/28/2003 02:46:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



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