Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
sexta-feira, outubro 24, 2003
 
Lisboa-Janela

Uma marca para a Cidade

A comunicação e a cidade são duas questões indissociáveis, mais ainda quando a cidade se quer projectar como uma cidade cosmopolita e moderna. Criar uma marca para a cidade, é sobretudo devolvê-la à sua identidade, à sua essência. Criar uma marca para a cidade é sobretudo desenhar um plano estratégico de comunicação em coordenação com o que a cidade quer ser. Projectar Lisboa (a nível interno e para o exterior) não é possível sem se saber o que Lisboa quer ser. É esta marca que falta hoje na cidade. Lisboa, cidade de quê? Em plena era da desintegração da coesão urbana, como explicar uma Lisboa sem marca, quando esta funcionaria como algo integrador? Vivemos numa cidade onde tudo se publicita, às vezes de forma agressiva, uma cidade que joga com o virtual e a informação, o lazer, o consumo, as expectativas e as fantasias, então como explicar que Lisboa não tenha uma marca? Onde está a identidade da cidade? Onde está o plano estratégico da cidade de Lisboa?
Lisboa deve, por isso, investir na comunicação. Deve apresentar-se, no seu projecto global, como uma cidade que articula a dimensão cultural e social, a revitalização económica e a requalificação urbana, com destaque para os espaços públicos, mas principalmente, para as pessoas. Lisboa deve ser ousada, deve apostar em intervenções inovadoras para se (re)inventar e criar essa identidade... ao escolher-se uma marca para a cidade deve-se procurar olhar as pessoas e o futuro.
Mas um futuro feito também de memórias e tradições vivas e de pessoas. Um futuro em que Lisboa deve assumir-se como uma cidade aberta, comunicativa, com preocupações sociais. Uma cidade que não esquece o seu passado, as suas margens e os habitantes que vivem à margem. Uma cidade que quer mais do que centros comerciais; quer fazer emergir as vivências e as rotinas quotidianas de forma a fazer emergir as pessoas. Lisboa deve ser uma cidade solidária. Lisboa deve chamar a si o combate à solidão, à exclusão. Lisboa devia inventar uma lei contra a solidão. Devia encerrar em si projectos capazes de a transformar numa urbe solidária, atenta à diversidade, que promove a inclusão e a cidadania.
Ser cidade é também estar em renovação, aceitar a mudança. Uma cidade não é só o que de fora vemos dela; é ela própria, a sua complexidade e segredos, a gente que nela vive. Lisboa do futuro não tem necessariamente que ser uma coisa muito diferente, cheia de extravagâncias ou objectos pós –modernistas. O grande desafio da Lisboa do futuro será talvez o de trazer às pessoas a capacidade de se enamorarem pela cidade. Uma espécie de afeição, de grau de envolvimento que só se consegue numa Lisboa com identidade, com marca. Uma Lisboa que sabe o que é e o que quer ser.
Ângela Morgado
10/24/2003 01:26:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text