Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, novembro 03, 2003
 
José Estevão

O Arco de Santana

Não, não se trata do romance histórico de Garrett, mas, mais prosaicamente, do arco que hoje se ergue na rua de S. Bento, entre a velha muralha do aqueduto e as escadarias do Parlamento. É quase uma metáfora perfeita da actividade virtual e "embrulhada" da Câmara de Lisboa.
Porque o arco não é verdadeiramente um arco, apenas uma estrutura metálica coberta com plástico onde estão desenhadas formas evocativas do velho arco de S. Bento, actualmente implantado na praça de Espanha. Quis saber se estaria nos planos da Câmara a sua transferência para a rua de origem, mas recebi uma resposta negativa. Aparentemente, também não se pensa edificar uma réplica. O que ali está é, à imagem e semelhança dos cartazes propagandísticos que se multiplicam por Lisboa inteira, apenas a projecção de um desejo que se esgota na sua formulação simbólica. Apenas um desejo e não o anúncio efectivo de concretização de uma obra.
Santana Lopes resolveria alguns dos imbróglios em que freneticamente se meteu se contratasse o célebre escultor Christo, conhecido por "embrulhar" paisagens um pouco por todo o mundo (lembram-se do Pont Neuf em Paris ou do parlamento alemão?). Pois Christo faria das sete colinas de Lisboa uma espectacular "instalação" (com garantias sólidas de atracção turística a nível planetário) e talvez até solucionasse, com custos consideravelmente mais baixos, o magno problema do Parque Mayer e dos honorários do arquitecto Ghery.
Incapaz de conter a sua pulsão irresistível para a fuga em frente, o Presidente da Câmara estaria assim mais protegido dos riscos de suicídio político que o espreitam quando se mete em trapalhadas sucessivas e não pára para pensar, estudar e fazer contas. É certo que as "instalações" de Christo são temporárias e os seus materiais degradáveis (como o são, de resto, os cartazes de propaganda da actividade camarária). Mas talvez aguentem o tempo necessário até Santana arrumar as malas e meter-se a toda a velocidade pela 24 de Julho a caminho de Belém.
Entretanto, Santana ter-se-ia tornado mundialmente famoso – o que, para ele, não deveria ser um objectivo estratégico desprezível – como promotor da primeira capital "embrulhada" do planeta. Que melhor marca poderia deixar para a posteridade num mundo virtual do que ter sido presidente de uma cidade virtual? O Arco de Santana é um excelente motivo de inspiração para um espírito visionário.
Vicente Jorge Silva
11/03/2003 01:36:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text