Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
sexta-feira, novembro 14, 2003
 
Lisboa-Noite

Qual a estratégia para a cidade, Senhor Presidente?

Se a actual maioria que governa a Cidade de Lisboa tem uma estratégia para a Cidade, se tem uma visão a propor aos Lisboetas, diga-me, senhor Presidente da Câmara, onde está ela? Posso conhecê-la? Posso discuti-la? Posso dar sugestões e influenciá-la?
Posso, objectivamente, concordar com algumas das iniciativas que tem assumido e posso discordar de outras. Mas, vivo em Lisboa, e preocupa-me perceber que a gestão de Lisboa está a ser apenas um somatório de acções casuísticas para resolver problemas mediáticos (Parque Mayer, Túnel das Amoreiras, etc.) e, confesso, desilude-me.
Qualquer autarca nos destinos desta Cidade pode dizer que a Cidade de Lisboa e os Lisboetas são a sua preocupação quotidiana. Vive para Lisboa, respira Lisboa, etc. Pode afixar os mais bonitos e apelativos cartazes a dizer isto mesmo. Mas há problemas reais que não se resolvem com cartazes.
Posso enunciar alguns, entre muitos que ficam por referir:
Qual o futuro da actual administração autárquica, com os seus serviços, organização, funções, meios, finalidades e consumo de recursos?
Que papel que ocupa Lisboa na área metropolitana na visão de futuro que a actual maioria deve ter, embora não a revele?
Que ideias e planos tem a gestão autárquica para solucionar os problemas levantados pelo património construído?
Como prevê a CML trabalhar com a Administração Central para melhorar a qualidade de vida da população envelhecida dos Bairros Históricos de Lisboa?
Que Actividades Económicas e Sectores de Actividade prevê a CML que tenham mais hipóteses de vir a sustentar a Economia da Capital? Porquê?
Que estratégia para toda a Cidade e para as suas várias Zonas pensando nas crianças, na terceira idade, na população activa e no equilíbrio da oferta trabalho, lazer, educação, desporto, cultura?
Que planos de acção para melhorar o civismo e a participação dos cidadãos na construção de uma cidade onde passear seja apelativo? Onde os passeios sejam para os peões? Onde as passadeiras sejam respeitadas? Onde a actividade comercial, os transportes públicos e o transporte privado não sejam uma guerra de nervos?
Que políticas e visão inscrevem a revisão do PDM, a gestão da via pública e o planeamento dos transportes?
Que soluções de sustentabilidade social, ambiental e financeira tem a CML a propor para o financiamento das actividades e da gestão da CML de amanhã?
Que imagem de Lisboa se pretende transmitir (arquitectónica, organizacional, cívica, ambiental), se pretende transmitir?
Qual o peso de Lisboa nos recursos consumidos no País e qual o seu contributo (ecológico, económico, social, cultural…)?
E a segurança? É Lisboa uma Cidade segura para os seus habitantes pela qualidade das suas construções, pelo cumprimento das normas sociais e legais, pela inexistência de violência urbana?
O que distingue Lisboa de outras capitais? O que leva um Turista a gostar de Lisboa? O que levará um cidadão de 20 a 30 anos a querer viver aqui com a sua família? O que levará Lisboa a evitar a exclusão de alguns dos seus habitantes privilegiando outros?
O Sr. Presidente da Câmara não ignora, como democrata que é, que para obter respostas, é preciso saber perguntar e, a partir daqui, construir o diálogo.
Apetece-me sugerir-lhe que deixe de gastar o seu tempo a pensar em acções para surpreender a oposição e os Lisboetas e conquistar popularidade. Apetece-me dizer-lhe que por baixo do fogo de artifício para que nos faz olhar há coisas incríveis, espectaculares e muito mais úteis para a Cidade e para todos nós.
E apetece-me recordar-lhe: quando deixar a gestão da Cidade, alguém vai ter de o fazer. Lisboa pede que não a sacrifiquem.
Aníbal José Lamy
11/14/2003 12:26:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text