Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, dezembro 30, 2003
 
Natal

A Cidade e os seus pormenores

Como mote do tema: A Cidade Física da obra Paradigma Urbano – as cidades do novo milénio, diz-nos a pequena nota inicial do sétimo capítulo: As cidades são provavelmente, as mais grandiosas obras de arte da humanidade, as que melhor expressam os seus ideais e aspirações, até em pequenos pormenores como candeeiros e cabinas telefónicas. É um trabalho artístico em permanente mutação, de readaptação do velho, de construção do novo, numa afirmação de dinamismo e de ligação ao passado e à tradição. Saber como as cidades controlam este processo dinâmico é uma questão política importante, já que, parafraseando Churchill, damos forma às nossas cidades e as cidades dão-nos forma a nós.
Importa, realmente, a qualquer cidade preservar o seu espaço físico, os seus pormenores, não só os grandes, mas também o pequenos, os tais pequenos pormenores evidenciados pelo texto. Eles são de uma importância extrema, em primeiro lugar para quem vive na cidade. Fazer de cada espaço um lugar que proporcione o bem-estar é prioritário. Quem gosta de viver num local em que o desmazelo ocupa a rua, na qual ninguém tem prazer em passar?
Costuma ser uma grande prioridade: manter nas melhores condições os locais de referência da cidade, os espaços que servem de modelo a milhares de postais, os lugares sempre convidativos, pois aparecem-nos, pelo menos no cartão, como apresentáveis e são um ponto de referência, os que fazem a marca para turista ver, e também para transeunte passar, mas como todos sabemos, nem o turista é tolo, nem o nativo é parvo.
Qual é a sensação de ter uma fronte asseada se todo a envolvente do dito ponto de referência corresponde precisamente ao seu oposto, isto é: uma cidade suja, ruas cheias de buracos, sem trato, onde a incúria impera?
A cidade deve servir todos e todos devem servir-se da cidade. Por isso, é tão importante dar vida aos grandes palcos da cidade, como à artéria, por mais pequena que ela seja.
Manter com dignidade as ruas que compõe a cidade, os caminhos, os directos e os secundários – estes que tantas vezes são deixados ao abandono mas é precisamente nestes que as pessoas maioritariamente moram, que vão dar às diversas Ágora’s da Polis, são prioridades a defender ao mesmo nível, quer pela Câmara quer pela Junta de Freguesia e também pelo cidadão.
Uma cidade que não sabe cuidar dos seus espaços mais pequenos, certamente engana-se ao pensar que sabe preservar os maiores.
Carlos Manuel Castro
12/30/2003 09:19:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text