Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, dezembro 29, 2003
 
Lg Rato

Instantâneos de Lisboa

Como escreve Diogo Freitas do Amaral no seu último livro, “Ao Correr da Memória – Pequenas histórias da minha vida”, os instantâneos estão para as memórias como a fotografia está para o cinema. São momentos, não são uma linha contínua, nem histórias proteladas no tempo. Mas são instantes, que pela sua força, ficaram gravados na memória. Do ano autárquico lisboeta de 2003 ficaram-me os seguintes 10 instantâneos:
O PS/Lisboa na rua: A Volta do Desassossego que o PS/Lisboa realizou no dia anterior ao Debate do Estado da Cidade na Assembleia Municipal de Lisboa marcou o debate e o nosso relacionamento com os lisboetas e a comunicação social. Teremos de estar sempre presentes onde existem problemas, teremos de os identificar e difundir de um modo atraente do ponto de vista comunicacional, teremos de marcar a agenda política e de apresentar soluções alternativas aos lisboetas.
A nossa postura construtiva: Os debates sobre as alterações ao PDM em Regime Simplificado e sobre o IMI revelaram a postura construtiva do PS. Avaliando cada situação em concreto, do ponto de vista do que faríamos enquanto poder, o PS/Lisboa deverá estar sempre contra o que é mau para a cidade e sempre a favor do que é bom para os lisboetas. Sem complexos! E nunca deveremos abdicar de apresentar as nossas propostas e de influenciar as propostas PSD/PP – pois assim estamos a construir uma alternativa política credível, moderada e coerente com o passado.
A arrogância santanista revelou-se na decisão de instalar uma bomba de gasolina em Telheiras/Alto da Faia contra as múltiplas decisões unânimes da Assembleia Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia do Lumiar, da Assembleia de Freguesia do Lumiar e, principalmente, contra os moradores e os pareceres técnicos de serviços da própria CML.
O desrespeito pela igualdade esteve patente no protocolo celebrado com a ANTRAL e na recusa de celebrar um protocolo semelhante com a FPT. Trata-se aqui de uns serem taxistas de primeira e outros de segunda. De uns serem protegidos pela CML e de outros prejudicados. E para piorar as coisas diz-se aos taxistas da FPT que se quiserem apoios devem dirigir-se à ANTRAL. É como se um sócio do Sporting tivesse de ir à Direcção do Benfica para ser apoiado pela CML...
A privatização sem critério que se pretende fazer da EMEL e que se anunciou no Orçamento para 2004 demonstra uma péssima gestão da coisa pública e uma política que não é para beneficiar os lisboetas.
Uma aposta contra os lisboetas foi o começo das obras do túnel das Amoreiras. Vai trazer mais carros para a cidade prejudicando os moradores de Lisboa e beneficiando apenas quem mora noutros concelhos e quer trazer o carro para o centro da cidade.
A falência de uma ideia de segurança para Lisboa esteve patente na reunião da CML em que se debateu o orçamento e o Plano para 2004. Depois de tanto se falar e prometer, de nada se fazer e de os lisboetas elegerem a segurança como a sua principal preocupação só faltava o Presidente da CML dizer que este tema é com o Governo!!
A diferença à esquerda está patente nas posturas do PCP e do BE. A um PCP que se assume como o maior partido da cidade (!!!) e que vota contra tudo sem qualquer critério contrapõe-se um BE construtivamente crítico e com uma agenda própria. O que começa a dar corpo à ideia de que a alternativa de esquerda se poderá consubstanciar num futuro eixo PS/BE.
O desinvestimento no social esteve patente na reiterada recusa da CML em celebrar protocolos com as Juntas de Freguesia para a realização de pequenas obras em habitações particulares propriedade de senhorios sem grandes rendimentos e habitadas por idosos com fracas pensões.
A publicidade ridícula e exagerada teve o seu ponto alto e glorioso nos anúncios em que se atacava a oposição pelo que teria feito em mandatos anteriores. Pedro, já reparou que anda mal aconselhado? Pedro, já reparou que toda a gente goza com isto? Pedro, já reparou que assim não vai lá?
Rui Paulo Figueiredo
12/29/2003 12:41:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text