Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, dezembro 16, 2003
 
Grafitti

Poder local e cidadania

Um pouco na cola do texto de Duarte Cordeiro (publicado ontem) mas numa perspectiva diferente, gostaria de reflectir sobre a possibilidade da participação cívica dos intervenientes da Cidade.
A organização administrativa, ainda que passível de futuras aglutinações, ou de reorganização para uma gestão mais racional de meios e competências, representa o modelo do poder local.
A cidadania não se pode limitar aos actos de eleger e ser eleito, tem de envolver os cidadãos na gestão dos interesses que lhe estão mais próximos.
Talvez seja esta uma das grandes questões da nossa cidade e da vida política dos portugueses.
É comum nos Estados Unidos os moradores de determinado bairro adquirirem e aplicarem o kit de reparação quando existe um buraco na rua que serve as casas onde moram. Também é verdade que esses mesmos moradores têm poder e são ouvidos nas decisões que dizem respeito às áreas onde residem. É com este envolvimento que os cidadãos procedem de forma diferente dos portugueses, não sujando, não destruindo, não degradando o local onde vivem. Talvez seja por isso, que nesses bairros, se possa andar nos passeios sem o necessário desvio constante dos dejectos dos animais de estimação. Talvez seja por isso que os canteiros das ruas e as floreiras dos edifícios se mantenham em perfeitas condições, proporcionando harmonia e bem estar nessas zonas residenciais.
Dir-se-à que em Portugal também existe o mecanismo de participação nas Assembleias de Freguesia.
Mas com que efeitos práticos?
Quem já teve a oportunidade de participar numa Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica, ficou de certeza sem vontade de lá voltar. Arrogância, prepotência, falta de educação e de respeito pelos fregueses. Os cidadãos sentem-se excluídos, sentem que não fazem parte da solução dos problemas, distanciam-se e ficam à espera que alguém os resolva por si.
Assim se vão construindo barreiras intransponíveis em Lisboa que conduzem a situações de isolamento, à criação de ilhas onde, quem não dispõe de transporte próprio, fica confinado a fronteiras de betão e alcatrão que não permitem sequer um passeio pedestre.
Ruas que foram projectadas para servirem os residentes, transformam-se sem qualquer aviso em vias primárias de acesso a grandes circulares, infernizando os moradores, reduzindo drasticamente a qualidade de vida e o direito ao lazer.
A transformação de planos de pormenor, a alteração de trajectos de transportes públicos sem consulta das populações, põem-nas perante factos consumados, desvalorizam os investimentos que fizeram, estrangulam todas as pretensões de mobilidade com qualidade para deficientes e de recreio para os mais novos.
Se o Fórum Cidade, que irá arrancar em Janeiro, conseguir soluções que resolvam estas questões e for motor para o envolvimento dos residentes e trabalhadores de Lisboa, estaremos perante uma acção de grande valor político e de concretização da cidadania. Vamos a isto!
Luís Novaes Tito
12/16/2003 01:04:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text