Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quinta-feira, dezembro 18, 2003
 
Basket

Só cimento e alcatrão?

O lamentável episódio que constitui a destruição, a mando do actual executivo camarário, de um recinto polidesportivo descoberto no Alto da Faia (Telheiras) e a sua substituição por uma bomba de gasolina, é bem expressivo quanto ao pouco cuidado e, frequentemente, quanto à pouca sensibilidade que muito decisores políticos têm quanto à necessidade de existirem espaços lúdicos e desportivos na cidade de Lisboa, em quantidade e qualidade.
A este propósito, parece-me útil referir que, em termos da dotação dos equipamentos desportivos, o valor para o Distrito de Lisboa (o pior à escala nacional) é de 1,62 m2/habitante quando, segundo parâmetros internacionais, deveria ser na ordem dos 4,0 m2/habitante.
Por outro lado, tenho assistido regularmente a intervenções de especialistas na área do urbanismo ou da arquitectura e a conversa normalmente incide em políticas que não levam em linha de conta um envolvimento adequado ao crescimento e ao desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças e dos jovens. Os modelos apresentados parece-me que encaram, por exemplo, os espaços verdes como soluções do passado, mas são muito pouco claros no respeitante aos dados do presente e às perspectivas futuras.
Desde há vários anos que temos um grave problema de saúde pública: a reduzida participação dos cidadãos, em actividades físicas e desportivas regulares e sistemáticas. Não sendo um problema exclusivamente nacional, acontece que, em todo o mundo, há campanhas para que todos – independentemente do seu escalão etário ou sexo – tenham uma vida activa e saudável, como condição de base para a sua qualidade de vida.
Sendo estas referências suportadas por inúmeros dados da investigação, parece-me contraditório que, na discussão da cidade que queremos, não esteja com suficiente clareza no discurso de alguns especialistas em planeamento urbano - relativamente a um plano global de desenvolvimento comunitário - a emergência de um vasto conjunto de equipamentos, com qualidade técnica e estética, destinados a combater este verdadeiro “império dos sentados” em que estamos a transformar sucessivas gerações.
Esta matéria, como seguramente muitas outras na vida da cidade, só pode ser equacionada em termos de visão estratégica por equipas multidisciplinares, mas com dirigentes e técnicos atentos a estes problemas. A aquisição cultural da importância do lazer nas civilizações modernas, requer uma profunda transformação das mentalidades. Todavia, será que uma linha do pensamento dominante continua a ser a ditadura do cimento e do alcatrão, independentemente de quem exerce o poder num determinado contexto histórico? Essa não...
Manuel Brito
12/18/2003 01:13:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text