Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, janeiro 06, 2004
 
Rua Augusta

[003/2004]
A renovação da Praça do Comércio

Uma das imagens de marca da Cidade e do país é a Praça do Comércio.
Sem dúvida, uma das mais bonitas praças da Europa, com a originalidade de um dos seus quatro cantos não ter limite físico para além do Tejo. A Praça simboliza a relação da Cidade com o seu Rio como nenhuma outra em Lisboa.
No entanto, aquele que deveria ser o espaço de eleição de lisboetas e visitantes para passar uma tarde de bom tempo, tomar um café, ler um livro ou simplesmente admirar o Tejo, não é um espaço convidativo.
A Praça, não sendo já um parque de estacionamento ao ar livre, permite que as pessoas por lá passem, mas, no fundo, continua fechada aos visitantes que queiram desfrutá-la e não apenas passar por ela - há um ou outro Restaurante, um ou outro café, uma ou outra loja, mas que não estão virados para a vivência da Praça. Para além da área central, felizmente desocupada de veículos, o espaço não está feito para ser vivido - há estaleiros um pouco por toda a parte e a ligação entre a área central e as arcadas está completamente dominada pela circulação automóvel.
Hoje, passam por lá essencialmente três tipos de pessoas - os turistas embasbacados com a sua beleza mas que têm que a admirar de pé e de passagem; apressados residentes da margem sul que passam pelo Terreiro do Paço no seu movimento pendular casa-trabalho; e os funcionários dos Ministérios que rodeiam a Praça.
A Praça deve ser transformada num espaço de lazer por excelência da Cidade, exemplar do ponto de vista da conservação do património, e onde o tráfego viário tenha apenas a presença estritamente indispensável.
É urgente, em primeiro lugar, parar os remendos e enxertos que danificam os edifícios pombalinos após décadas de ocupação quase selvagem por parte dos Ministérios - tirar os alumínios, as divisórias, os anexos, as placas douradas.
Depois, é preciso que se recupere o que for possível recuperar, debater o que se pretende para a Praça, planificar e intervir.
Isso exige tirar os Ministérios da maior parte da Praça e de todos os andares térreos - a Praça tem que ser invadida de cafés e restaurantes com esplanadas e, se possível, hotéis, bibliotecas, livrarias. E com isto, invadida de gente. Gente que fique e não se limite a passar.
A recuperação da Praça do Comércio é mais um importante desígnio nacional, como agora está em voga dizer-se.
Esta reconstrução implica a coordenação de esforços ao mais alto nível entre o Governo, a Câmara e as entidades públicas e privadas actualmente envolvidas e que se venham a envolver na Praça Renovada. Implica mexer com uma imensidão de interesses instalados (e não é por acaso que a Praça ainda não se abriu ao cidadão) e por isso mesmo, a abertura da Praça é um símbolo da abertura e de transformação do próprio país.
Esta não é concerteza das mudanças mais fáceis por que a Cidade já passou mas é seguramente uma mudança que vale a pena.
Manuel Alçada
Cruzes Canhoto
1/06/2004 01:32:00 da manhã . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text