Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, janeiro 12, 2004
 
Lisboa-Câmara Municipal

[009/2004]
O primado das ideias

As declarações de Manuel Maria Carrilho à TSF obrigaram-me a substituir o texto que tinha preparado para publicação neste Blog. Ficará para uma outra altura...
Como é público a posição do PS/Lisboa, assumida nos seus órgãos, vai no sentido de privilegiar em primeiro lugar o debate sobre as ideias, sobre o futuro da cidade – daí a razão de existência do Fórum Cidade e deste Blog – e após apurarmos um conjunto de propostas para Lisboa, que sejam "bandeiras" suficientemente mobilizadoras e credíveis para os cidadãos, escolheremos então o nosso candidato, o qual, se deverá identificar com essas mesmas propostas e bandeiras. Naturalmente temos um "timing" para todo este processo, não se pode "passar a vida" só a debater, nem podemos escolher o nosso candidato tarde de mais. Mas também não podemos escolher cedo de mais.
Um candidato lançado agora passará a ser considerado
, em primeiro lugar pelos "media" e seguidamente pela opinião pública como um presidente sombra com todos os inconvenientes que isso acarreta: passará a ser confrontado com todas as medidas concretas tomadas por Santana Lopes, tendo que de imediato assumir o que de alternativo faria, o que, como todos sabemos, provocará um desgaste acentuado da sua imagem. Por outro lado, este mesmo candidato passará a estar sujeito durante demasiado tempo a todas as campanhas orquestradas que a direita, através dos meios que controla, é mestra em organizar. Por último, lançar um candidato agora significará que estamos a abdicar de em primeiro lugar discutirmos as políticas e as ideias.
Entre Setembro e Dezembro do corrente ano apresentaremos em Convenção do PS/Lisboa as conclusões do Fórum e escolheremos o candidato do PS e da esquerda à Câmara de Lisboa. Ficamos com um ano para passarmos as nossas propostas, para as desenvolvermos – o Fórum Cidade não acabará – e para afirmarmos junto das cidadãs e cidadãos de Lisboa o nosso candidato que, tal como tenho dito em inúmeras declarações, terá de ser uma figura de grande prestígio, do PS ou cidadão independente, mas sempre totalmente identificado com os nossos objectivos e conclusões do debate em curso.
Até lá temos de prosseguir o que estamos a fazer: combater esta gestão municipal, enfraquecer a imagem de S.L., estar atentos aos problemas que afectam os cidadãos de Lisboa aos quais a Câmara tem revelado uma completa insensibilidade e incapacidade para os resolver – segurança das pessoas, mobilidade, estacionamento, trânsito e qualificação do espaço público – e abrirmos o nosso debate sobre o futuro a um cada vez maior número de cidadãos preocupados com o futuro de Lisboa. Só assim lá chegaremos.
Por último a disponibilidade de Manuel Maria Carrilho: registo essa disponibilidade, tal como registo a de outros dirigentes do PS, igualmente figuras de prestígio, mas ainda não é o momento de tomar decisões. O candidato será escolhido em sede da Comissão Política do PS/Lisboa, em diálogo com os dirigentes distritais e nacionais, mas a última palavra será sempre nossa. De uma coisa tenho a certeza: só será nosso candidato quem estiver perfeitamente integrado no espírito Fórum Cidade, os nossos estados gerais para Lisboa.
Miguel Coelho
1/12/2004 01:00:00 da manhã . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text