Forum Cidade

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Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
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quarta-feira, janeiro 21, 2004
 
Barreiras

[017/2004]
Lisboa, cidade com barreiras

Lisboa é de toda a gente e, por isso, todos deviam nela poder circular livremente, gozá-la, usufrui-la. Mas não é assim. A mobilidade dos cidadãos, quer seja na deslocação para a escola, para o trabalho ou para actividades de lazer, é cada vez mais difícil. Lisboa torna-se hostil. Como se não bastassem os já tradicionais constrangimentos decorrentes de barreiras físicas e arquitectónicas, assistimos, nos últimos anos, ao flagelo dos veículos que indisciplinada e ilegalmente ocupam nos passeios, nos jardins, em todo e qualquer espaço público disponível, o espaço que é das pessoas.
Porém, o município agiu. Só que, ironicamente, ao contrário do que acontece nas outras capitais europeias, as medidas implementadas não são a favor, mas contra as pessoas. Assim, por um lado, assistimos à constituição de guettos, com a colocação de barreiras de cimento vedando o acesso a ruas e bairros, por outro deparamo-nos com pilares de ferro, os frades, que, a curtos intervalos, em substituição dos automóveis formam nos passeios uma barreira visual e fisicamente agressiva para os cidadãos. Alguém pensou nas pessoas e no seu direito à mobilidade? Nas mães de mão dada com as crianças ou empurrando um carrinho de bebé? Nos idosos? Nos invisuais? Nas cadeiras de rodas de pessoas fisicamente debilitadas, ou tão só no cidadão que na sua vida normal do dia a dia transporta o carrinho de compras ou qualquer pacote?
2003, que não está assim tão distante, foi o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência". No seu âmbito, até surgiu a REDE NACIONAL DE CIDADES E VILAS COM MOBILIDADE PARA TODOS, a que aderiram as cidades e vilas portuguesas determinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos a quem pretendem assegurar a livre mobilidade no espaço público, com destruição de barreiras arquitectónicas e urbanísticas. Será que o município de Lisboa não se deu conta ou não conseguiu cumprir os requisitos para integrar a Rede ?
Porventura terá tido conhecimento da criação da rede de "Cidades Sem Barreiras", a partir de Kaiserslautern, município alemão, no âmbito de uma conferência internacional?
Passeios de "calçada à portuguesa" esburacada, para além de esteticamente agressivos, constituem barreiras à marcha e à circulação de todas as pessoas, colocam a sua segurança física em risco. Os pilares que bordejam os passeios agredindo todos, são obstáculos de perigosidade acrescida para invisuais. Os espaços da cidade têm de ser pensados em função dos interesses das pessoas, permitindo-lhes facilidade de circulação. Os obstáculos que impeçam a sua mobilidade, a circulação de carrinhos de rodas, sejam eles de bebés ou de incapacitados físicos, têm de ser rapidamente removidos. As pessoas têm que voltar a ter livre mobilidade na cidade que é sua. E faço sinceros votos para que um destes dias não me depare com mais uma dessas barreiras visuais que são os placards onde, desta vez, um qualquer concorrente do Marquês de Pombal indague: "Já reparou o que a Câmara Municipal trabalhou para tornar Lisboa uma cidade com barreiras?"
Ana Bordalo
1/21/2004 01:11:00 da manhã . - . Página inicial . - .



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