Forum Cidade

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Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
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sexta-feira, janeiro 23, 2004
 
Caos Transportes

[019/2004]
As Obsessões do Dr. Santana Lopes

O Dr. Santana Lopes gosta de prometer concertos de violino de Chopin, música celestial, ainda que inventada, para camuflar a sua verdadeira prioridade : o betão.
O nosso edil publica a história do seu consulado na cultura e salienta as construções de equipamentos e não a política cultural. Escolhe como capa da história a sua foto, com o arquitecto Frank Gehry.
Promete reabilitar o Parque Mayer mas defende um programa irrealizável e negoceia honorários no escuro, como se se tratasse de pagar um trabalho de marketing e não um projecto urbanístico de arquitectura.
Encomenda as obras do túnel do Marquês, por ajuste directo, mas sem projecto. Provoca congestionamentos de trânsito, paga cartazes de propaganda, mas não explica aos lisboetas porque foram alteradas as saídas do túnel, que acréscimos de custos têm os diferentes traçados já estudados, nem os projectos imobiliários que vão crescer nas Amoreiras.
Neste contexto de grandes contratos pode parecer estranho o interesse pela CARRIS e pela autoridade metropolitana de transportes, empossada no passado dia 16.
Os discursos são de melhorias de transportes, de maior envolvimento da Câmara, de projectos que será necessário financiar. Mas já se sobrepuseram as reestruturações de que ninguém sabe o conteúdo. Os lisboetas apenas vão sofrendo as greves e a degradação dos transportes públicos. Parece estranho que nenhum projecto em curso tenha por objectivo melhorar as condições de circulação, as frequências das carreiras ou as acessibilidades.
Estuda-se, em vez disso, o encerramento das estações de Cabo Ruivo, de Santo Amaro e da Musgueira. Não se trata de melhorar os serviços mas sim de vender terrenos. E, sem seguida, alterar o Plano Director Municipal, para promover oportunidades imobiliárias desgarradas do desenvolvimento da cidade.
Dão-nos música, mas apetece-nos chorar.
Leonor Coutinho
1/23/2004 01:36:00 da manhã . - . Página inicial . - .



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