Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, janeiro 27, 2004
 
Lisboa- Jerónimos

[024/2004]
Lisboa cosmopolita

Lisboa é hoje uma âncora de muitas culturas e muitas gentes que retoma a sua dimensão de cidade mundializada, de uma cidade cosmopolita.
Ponto de partida e de chegada, como muitos têm dito, mas sobretudo ponto de vivência e de encontro de múltiplos povos, culturas, tradições, hábitos, costumes e práticas.
Uma cidade que acolhe os contributos de todos os continentes por mais distantes que eles nos sejam, geograficamente falando.
Para quem acompanha os dados dos estrangeiros aqui residentes, bem como para o cidadão que percorre a cidade, a qualquer hora do dia, esta é uma evidência que as políticas da cidade deixaram, nesta actual gestão, de ter em conta.
Referimo-nos ao esvaziamento do Conselho Consultivo das Comunidades Imigrantes e Minorias Étnicas que vem sendo levado a cabo pelo actual executivo camarário.
Esta atitude é bem reveladora da cegueira cultural e da falta de visão estratégica dos responsáveis pela condução da polis.
Urge actuar, aonde se acentuam traços de conflitualidade, de desconfiança do outro ou até mesmo de xenofobia, com uma acção persistente de reforço da coesão social e, sobretudo, com uma acção potenciadora da interacção das várias comunidades residentes em Lisboa, aproveitando as potencialidades e a riqueza de todos os cidadãos aqui presentes.
Urge, por isso, retomar o projecto do Conselho Consultivo das Comunidades Imigrantes e Minorias Étnicas que tão promissores resultados obteve e que estava a contribuir decisivamente para a integração dessas comunidades no tecido social lisboeta.
Mas é preciso fazer ainda mais.
Importa que lhes seja atribuída a visibilidade e a dignidade que permitam que todo o cidadão residente em Lisboa, ou que a visita, possa fazer a sua aproximação pessoal e cultural àquelas comunidades, a única que realmente gera confiança e solidariedade entre os homens.
Falamos entre outras coisas da gastronomia, da música, das danças, do artesanato, da escultura, da pintura, da poesia, do teatro, da literatura, mas também da capacidade técnica e das vestes, dos adereços e de muitas práticas que em cada comunidade existem.
É preciso torná-las visíveis, próximas e acessíveis para que possam ser compreendidas e fazer-se compreender, para que, por fim, as saibamos valorizar e utilizar como uma mais valia da Lisboa Cosmopolita.
Tal projecto exige que se assuma a necessidade de criação de uma infraestrutura, de um local digno, um centro de recursos, uma espécie de grande bazar, em que todos aqueles aspectos possam estar presentes em interacção permanente com os cidadãos.
Isto, contudo, não pode ser feito senão em colaboração com essas comunidades e, em particular, com as suas organizações representativas, com as suas associações.
Um centro cultural das comunidades estrangeiras residentes em Lisboa pode ser o laboratório de criação e de marca das referências da cidade cosmopolita que hoje Lisboa já é.
Deixo estas ideias à atenção dos lisboetas e das comunidades aqui residentes e endereço-as ao cuidado do Fórum Cidade.
Carlos Correia
1/27/2004 01:38:00 da manhã . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text