Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quinta-feira, janeiro 29, 2004
 
Lisboa- 2ª Circular

[026/2004]
Ainda sobre segurança nas ruas de Lisboa!

A segurança é um dos principais requisitos para a qualidade de vida das pessoas, assim como também o são a comodidade e a saúde.
A preocupação pela segurança não é delegável, cada político seja de nível local seja nacional tem na sua esfera de competências as suas próprias responsabilidades quanto a esta matéria.
A propósito de segurança, venho dizer algo sobre a sinalização dos arruamentos da nossa cidade. Creio que os nossos leitores concordam que o traçado das faixas para os veículos, distinguindo cada uma delas e o respectivo sentido e as que são para transportes públicos, bem como a marcação das passadeiras dos peões são importantes para assegurar a circulação dos veículos e o atravessamento de pessoas, no mútuo respeito que automobilistas e transeuntes guardam pela integridade física de uns e de outros.
Em particular, nas ruas de maior fluxo de tráfego, é necessário assegurar uma sinalização adequada. É dos livros que para manter a segurança nas ruas e nas vias de maior movimento, com várias faixas ou pouco iluminadas, é fundamental sinalizar as faixas, separadores centrais, cruzamentos e stops, de forma visível e permanente.
Mas esta Câmara Municipal de Lisboa tem-se alheado dessa competência, durante meses e até anos, mesmo em vias de grande circulação como a 2ª circular e o Eixo Norte-Sul, em que as pinturas brancas no pavimento desapareceram há muito tempo. E só estou a citar estas duas vias.
Quando se constroem grandes empreendimentos nos bairros, como aconteceu nos últimos dois anos com o grande conjunto habitacional “Praça Central”, em Telheiras, concluída a sua construção há meses, não foi ainda executada a nova sinalização das faixas e das passadeiras no pavimento, adequadas ao novo perfil das ruas, existindo vestígios da sinalização anterior – como a ténue passadeira de peões -, induzindo em erro os peões e os automobilistas e pondo em risco a integridade física das pessoas.
Podia citar mais casos, como as ruas do Campo Pequeno e as que vão ter à Rotunda das Olaias, bem como as ruas que nela desaguam e muitas outras que os nossos leitores também identificarão.
Não são só as quedas de passagens de peões desniveladas, como a que caiu na IC 19 ou o desmoronamento do pavimento nas ruas, como aconteceu no outro dia perto da estação de Campolide, que constituem riscos à segurança de automobilistas e transeuntes, uma má sinalização das ruas pode afectar a segurança das pessoas que as tem que utilizar. Não será depois de ocorrerem acidentes mais mediatizados que se resolvem de um momento para o outro, como se de ilusionismo se tratasse, todo um conjunto de situações anómalas que se vão desleixadamente acumulando.
É necessário o bom funcionamento do processo de acompanhamento do estado das ruas de Lisboa e da sua sinalização. A dimensão da nossa cidade exige que esse acompanhamento seja constante e os Lisboetas merecem todo o empenho que se dedique na sua segurança e noutros aspectos da sua qualidade de vida.
O estado das ruas da nossa cidade não é digno da capital portuguesa nem dos Lisboetas, o que nos últimos dois anos tem vindo a regredir, ao contrário da aposta que as diferentes câmaras municipais da década de 90 fizeram na segurança das pessoas nas ruas de Lisboa.
Isabel Cabaço
1/29/2004 01:02:00 da manhã . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text