Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, fevereiro 17, 2004
 
Marques Pombal - Lisboa

Lisboa, o motor da nossa área metropolitana

A cidade de Lisboa é, naturalmente, o coração da Área Metropolitana de Lisboa na qual desempenha e terá que continuar a desempenhar o papel de motor do desenvolvimento sustentável desta Região.
Esta situação exige que sejam elaboradas propostas para Lisboa que tenham em conta esta realidade, não sendo possível, nem desejável, que esqueçamos as políticas de âmbito metropolitano, sempre que queremos apresentar propostas para a nossa cidade.
Por essa razão, aplaudimos os investimentos realizados, durante os Governos do PS, na melhoria das infra-estruturas de transporte que criaram condições para uma fixação de empresas e serviços, a par de grandes centros comerciais, nos concelhos periféricos de Lisboa. Esta tendência, manifestamente positiva, contribuirá para reduzir a polarização da cidade de Lisboa, na Área Metropolitana, e, simultaneamente proporcionará a existência de novas centralidades metropolitanas, induzindo novas dinâmicas territoriais.
Contudo, defendemos que os políticos devem ter a preocupação de transmitir as mensagens mais correctas, sob o ponto de vista de um desenvolvimento sustentável.
Por esta razão, as políticas que defendemos para Lisboa têm que ser coerentes, e não podem transmitir mensagens contraditórias para os cidadãos, sob pena de lançarem a confusão sobre quais são os comportamentos mais correctos que devem ter.
Assim, defendemos que o PS deve começar a discutir as suas opções quanto à primazia que deve ser dada aos Transportes Públicos, por oposição, a esta Gestão Camarária que Desgoverna Lisboa, que não consegue apresentar uma linha de coerência para as suas opções, porque tanto diz apoiar os transportes públicos, como tem como exclusiva preocupação construir o Túnel das Amoreiras, cuja única vantagem será fazer chegar mais rapidamente os veículos às filas dentro da cidade. Na verdade, temos que começar a construir uma alternativa que aposte decididamente na primazia dos transportes públicos, em detrimento do automóvel privado, mas uma política desse teor tem que se basear na excelência desses transportes, no alargamento dos corredores BUS que permitirá melhorar a velocidade, no alargamento dos condicionamentos do acesso dos veículos particulares a determinadas zonas da cidade, no enorme aumento do número de lugares de estacionamento em interfaces fora da cidade, mas para que isso seja susceptível de mobilizar os cidadãos temos que garantir que passarão a ter à sua disposição transportes públicos, em Lisboa, que não terminam às 21.30 horas, e temos que ser capazes de apresentar uma política que coordene os diversos operadores de transportes, fazendo com que se complementem, em vez de continuarem a concorrer entre si.
Tenho a convicção que se formos capazes de implementar estas políticas, a qualidade de vida em Lisboa melhorará, e todos aqueles que amam Lisboa, agradecerão, mas, acima de tudo estaremos a criar melhores condições para as gerações do futuro.
António Dias Baptista
2/17/2004 02:38:00 da tarde . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text