Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, fevereiro 25, 2004
 
Areeiro (Imagem do Blog Lisboa a Arder)

Saddam no Areeiro?

Santana Lopes gosta de surpreender-nos – e não apenas com a sua fixação freudiana no palácio de Belém (que, por aquilo que se tem visto nos últimos dias, corre o risco de converter-se em doença fatal). Num dos seus irreprimíveis gestos repentistas, decidiu há poucos meses substituir o actual e horrendo monumento a Sá Carneiro na praça do Areeiro por uma estátua em corpo inteiro do falecido político. Pormenor suplementar: a obra seria realizada pelo mesmo autor do monumento existente. Santana explicou então que essa era a “opção mais natural, adequada e bonita”...
Num texto que por essa altura escrevi para este blogue, previ que o actual (até quando?) presidente da Câmara nos prometia um “pesadelo de quatro metros de altura, retratando Sá Carneiro naquele estilo ‘naturalista’ mastodôntico que ficou consagrado nos países totalitários e terceiro-mundistas. Uma espécie de estátua de Saddam antes do derrube pelos invasores americanos”.
Vendo agora no “Público” uma fotografia do projecto da estátua, receio que a minha previsão tenha sido, apesar de tudo, razoavelmente moderada e optimista. Afinal, a estátua vai ter não quatro metros de altura mas cinco, e o previsível horror “kitsch” do novo mamarracho mostra-se acentuado em alguns pormenores de proporção (os sapatos enormes que saem das calças como umas botas de montar) e no facto de Sá Carneiro segurar, na mão esquerda, um par de óculos!
Ainda segundo o “Público”, a maqueta da estátua foi aprovada pessoalmente por Santana Lopes e pelo primeiro-ministro Durão Barroso (não se sabe a que título, mas era assim que se passava nos tais países do terceiro-mundo ou nos regimes totalitários). Além disso, os ilustres responsáveis pela aprovação não teriam deixado de fazer sugestões ao autor da estátua que, num projecto anterior, pensara “colocar Sá Carneiro de braço estendido, em jeito de saudação”. Ora, de acordo com as declarações do escultor Soares Branco ao “Público”, Santana e Durão “acharam que era um gesto muito maoista”. Seria decerto um fantasma incómodo para o actual primeiro-ministro e antigo combatente da “linha vermelha” do MRPP.
Teremos assim um Sá Carneiro de pés enormes e óculos na mão, de ombros mais largos do que o original e vestido com um fato de abas menos generosas do que era moda na época, segundo esclarece ainda o alfaiate, perdão, o escultor, Soares Branco. Tira-se um mamarracho do Areeiro e vai colocar-se outro, pelos vistos ainda mais ridículo e medonho, um insulto de analfabetismo parolo a qualquer conceito de estatuária contemporânea numa capital europeia. Sá Carneiro não merece tal ofensa. E Lisboa também não. Mas se “o estilo é o homem”, este estilo de intervenção urbana diz-nos muito sobre os critérios estéticos – e também políticos – do primeiro-ministro e do presidente da Câmara de Lisboa.
Vicente Jorge Silva
2/25/2004 01:31:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text