Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, março 22, 2004
 
Idoso

Construir o futuro em todas as idades

Ser idoso nas sociedades tradicionais significava saber acumulado feito experiência, prestígio adquirido ao longo da vida. Estes valores estão a desaparecer nas sociedades contemporâneas e a importância da velhice desvanece-se.
O corpo, que antes era uma ferramenta de trabalho e reprodução, que era utilizado e se debilitava, para a crente um despojo mortal, o envoltório da alma que importava respeitar com pudor, é hoje objecto de culto. A velhice é desvalorizada, negada, rejeitada e até mascarada. Ninguém quer ser velho.
De igual modo, o culto pela produção e pelo lucro e a competitividade alucinante que caracteriza as sociedades modernas tem dispensado a participação dos elementos mais velhos, reduzindo o seu valor económico, propiciando o seu desprestígio social e marginalizando-os.
É caso para dizer que desperdiçamos os inestimáveis recursos de que dispomos.
Ser idoso, hoje, significa estar mais vulnerável a situações de pobreza e exclusão social. Usufruem de fracos rendimentos, situando-se abaixo do limiar da pobreza. O isolamento social e a perda de laços familiares, dada a quebra das solidariedades primárias da família e a incapacidade desta para os integrar e apoiar, reenvia-os para situações de solidão e exclusão que urge combater.
Por outro lado, as estruturas populacionais das sociedades modernas também se têm vindo a transformar devido ao envelhecimento da população. Estas transformações expressam-se de forma mais intensa no meio urbano, tendo-se o envelhecimento das populações repercutido na organização das dinâmicas locais e comunitárias.
Segundo algumas projecções para 2010, 25% da população de Lisboa será idosa. Se associarmos a este aumento o aumento da precariedade das condições habitacionais e a fragilidade dos equipamentos sociais e serviços de apoio a idosos, verificamos que é importante investir-se em programas de acção que evitem a degradação da qualidade de vida deste grupo populacional e promovam a prestação de serviços de apoio.
É preciso uma nova pedagogia cívica que ensine os mais novos a tratar bem os seus idosos.
O despertar de interesses é importante ao longo da vida, e por isso também na velhice não se deve abdicar dele. Conversar sobre a vida como forma de garantir a continuidade, algo que os nossos antepassados tão bem sabiam fazer, deve ser recuperado, no seio das famílias, dos bairros, com o apoio das autarquias e de centros de convívio para esta faixa etária.
É importante que se criem projectos que permitam a reactivação das redes familiares. Sei que é difícil numa sociedade que promoveu a nuclearização da família, mas é um desafio que temos que enfrentar, podendo retirar ganhos muito positivos na relação avós/netos. Quem melhor que eles dispõe de tempo para os ouvir, promover uma cultura da tolerância e do sonho, da brincadeira construtiva?
Construir o futuro em todas as idades é um dever de cidadania.
Elza Pais (Socióloga)
3/22/2004 12:29:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text