Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quinta-feira, março 04, 2004
 
Lisboa-Elevador Santa Justa

LISBOA – A cidade das e para as PESSOAS

Lisboa com toda a sua beleza, clima ameno e a claridade que a caracteriza, tem de ser a cidade das e para as pessoas. Assim deveria ser e, sempre que há eleições autárquicas, todos os que concorrem falam da cidade das pessoas. Pouco tempo depois, esquecem-se das pessoas e, o que importa, é o betão e o automóvel a tomar conta da cidade não deixando espaço para quem nela habita, a vem fruir ou nela trabalha.
A cidade está a transformar-se num espaço pouco afectivo e onde a felicidade não se encontra.
A cidade está a transformar-se num espaço de grande agressividade e, por vezes mesmo, violento onde se olha sem se ver, onde passam pessoas com pressa, sem parar para observar a própria cidade. Cada um vai para o seu trabalho, local de habitação ou de lazer sem ver o que se passa à sua volta. Dá a sensação que ninguém quer olhar para ver, ou seja, para não ter de se perturbar com o que vê.
Temos portanto uma cidade pouco saudável, pouco acolhedora e muito menos feliz.
Acontece que os carros ocuparam passeios, passadeiras, parte dos arruamentos e constantemente, quem circula a pé, é perturbado e sofre a violência de ter de caminhar pelo arruamento submetendo-se ao perigo de ser atropelado(a), de ouvir impropérios por parte dos condutores com linguagem desbragada e, por outro lado, tem dificuldade em caminhar quando utiliza o passeio pois os dejectos cães são outra praga em Lisboa.
Quanto aos carros onde está a PSP? Não é à PSP que compete regular o trânsito? Circula-se por Lisboa de Olivais a Carnide, Benfica, Campolide e Príncipe Real sem avistarmos um Polícia. Onde estão? Será que já estão junto dos Estádios por causa do “EURO 2004”?
Quanto à limpeza, é à Câmara Municipal que compete manter a cidade limpa, com a colaboração dos cidadãos que devem preservar a sua cidade.
É urgente que a CML perceba que é responsável pela Qualidade de Vida dos que residem ou procuram a cidade para trabalhar.
Para isso é necessário que actuem no sentido de proporcionar segurança, limpeza da cidade, arranjo de jardins, espaços verdes, regulação do trânsito, espaços colectivos aprazíveis para que as PESSOAS vivam a cidade.
É necessário que a cidade não exclua os cidadãos e, o fenómeno dos sem-abrigo, é com toda a certeza a faceta mais expressiva do processo de exclusão social da cidade contemporânea.
A mesma cidade, que é um espaço de referência do exercício de cidadania, de uma urbanidade renovada é, ontem como hoje, feita de contrastes e debilidades que são difíceis de vencer.
Este é um grande desafio para quem tem a responsabilidade da gestão da cidade, face ao qual as respostas têm de ser encontradas em diálogo com as instituições da sociedade civil, pois não há soluções definitivas, nem uma só resposta.
Esta problemática da exclusão social deve ser prioritária, pois há um aumento de pobreza e, com o desemprego a aumentar, torna-se imprescindível que se olhe para estes nossos concidadãos.
A cidade é feita de todos estes contrastes e debilidades que têm de ser resolvidos.
Lisboa tem de voltar a ser olhada com sentido social e cultural.
Ana Sara Brito
3/04/2004 02:22:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text