Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
sexta-feira, março 05, 2004
 
Vista Aerea

O Desporto em Lisboa:
Por uma cidade activa e solidária


Hoje em dia, num mundo em constante mutação, quando se estuda e discute um conjunto de problemas relativos ao planeamento urbano é fundamental fazer-se uma referência ao entretenimento e à qualidade de vida dos cidadãos.
Neste sentido, é impensável uma abordagem a estas temáticas sem uma alusão às actividades físicas e desportivas, considerando que elas estão fortemente presentes em ambos os conceitos.
O Desporto é, actualmente, um fenómeno social total. Ele interage com a vida política, económica e sociocultural e a sua gestão tornou-se progressivamente complexa e os seus instrumentos diversificaram-se e multiplicaram-se.
As práticas desportivas são unanimemente reconhecidas como sendo fundamentais no desenvolvimento pessoal e social, na saúde, na educação, na cultura ou no turismo. O desporto é, assim, um poderoso instrumento de desenvolvimento local e de cidadania.
Todavia, a discussão dos problemas ligados ao desporto não pode ficar circunscrita à como é usual questão dos espaços e dos equipamentos (existentes e/ou potenciais) e à realização de eventos (de maior ou menor dimensão). Devemos, urgentemente, ir mais fundo no estudo e na reflexão sobre estas matérias, visando prioritariamente a definição de um modelo para o desporto em Lisboa, que se ajuste às necessidades e motivações dos seus habitantes.
Considero, aliás, que este aspecto tem sido, de há muito, o problema central do insuficiente desenvolvimento desportivo de Lisboa. Nem sempre foi claro que houvesse uma visão e um pensamento estratégico sobre este assunto, tal a opção sistemática por fórmulas algo esgotadas como a prioridade ao apoio financeiro às colectividades, muitas das quais com pouca actividade regular ou capacidade organizativa, em detrimento, por exemplo, da construção de infra-estruturas destinadas ao desporto e à recreação ou ao aumento das competências, dos recursos e dos instrumentos de gestão das Juntas de Freguesia.
É necessário, em suma, uma sólida Política Municipal de Desporto. Isto é, precisamos de um verdadeiro Plano Estratégico de Desenvolvimento que incorpore, por um lado, as preocupações do movimento associativo desportivo mas que, por outro lado, tenha em consideração que num município como o lisboeta, com uma grande dimensão em termos de espaço edificado e uma enorme complexidade de problemas, deve haver uma desconcentração de responsabilidades e tarefas e que as Juntas de Freguesia devem assumir um claro reforço do seu papel neste campo, como uma via adequada para que o desporto em Lisboa seja mais eficaz e tenha uma melhor integração.
Curiosamente, o que se passa com o actual executivo camarário é bem o contrário do que deve ser uma política coerente, integrada e participada em matéria desportiva. As sucessivas alterações de responsáveis políticos, a destruição dos serviços, a anulação de muitas actividades, o desconhecimento público de qualquer orientação programática sobre o desporto municipal, são uma clara demonstração também aqui que há nos responsáveis camarários uma completa ausência de ideias sobre o que deve ser o presente e o futuro do desporto em Lisboa. É contra este navegar ao sabor do vento que devemos reagir e mobilizar os autarcas, o movimento desportivo e os cidadãos, de um modo geral.
Manuel Brito
3/05/2004 05:12:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text