Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, março 10, 2004
 
Pintura Lisboa

Uma cidade com visão ou um presidente com visões

1. Realiza-se esta semana em Cannes mais uma edição do MIPIM, exposição promovida pelo Mercado Internacional de Profissionais do Imobiliário. Os jornais portugueses noticiaram a presença da Câmara Municipal de Lisboa no certame, com o objectivo de aí apresentar a capital do país como uma “cidade com visão”. É uma boa ideia e deve ser apoiada. A notícia acrescentava que Lisboa “potencia projectos para zonas estruturantes como Alcântara ou o Parque Mayer”. Não sei de que projectos se fala no “stand” de Lisboa o MIPIM. Não há dúvida de que as zonas referidas são realmente estruturantes da nossa cidade. Mas, que se saiba, não só não há projectos já aprovados para essa zonas, como os Planos de Pormenor correspondentes, da responsabilidade do município, também não estão aprovados. Não acredito que Santana Lopes esteja a usar os prestigiados nomes de Siza Vieira e Frank Gehry, autores de estudos para as zonas em causa, sem que tais estudos tenham sido sequer aprovados. É que se for esse o caso, não estamos perante um cidade com visão, mas sim perante um presidente com visões.
2. O Convento de Arroios, notável exemplar de edifício jesuíta classificado como imóvel de interesse municipal em Lisboa, está a ser alvo de um projecto de remodelação que irá alterar profundamente o edifício hoje existente. Tanto quanto sei, o autor do projecto é o arquitecto Miguel Correia. Nada a opor, a não ser o facto de ser este o mesmo arquitecto que a CML contratou para orientar a proposta de alteração do PDM em vigor. Ou seja, uma mesma pessoa define as novas regras do jogo e entra nele, aproveitando a informação privilegiada que tem.
Santana Lopes candidatou-se com a promessa de tornar completamente transparentes os procedimentos de aprovação e licenciamento na CML. Admitir projectos de profissionais com informação privilegiada é exactamente o oposto do prometido. No mercado de valores mobiliários, lidar com “insider trading” é crime. No mercado de valores imobiliários, ainda por cima pela mão da própria Câmara, pelos vistos, ainda não é.
3. O Parque de Monsanto está na iminência de ser tomado pelo frenesim festivo de Santana Lopes. A anunciada transferência da Feira Popular, contra a opinião dos próprios feirantes e de muitos cidadãos, para esse local, é um disparate pegado. De nada valem as promessas de que não serão abatidas árvores. Há usos que são incompatíveis num mesmo espaço, como qualquer pessoa de bom senso pode perceber. A defesa da qualidade ambiental de toda a cidade depende da manutenção e salvaguarda do Parque de Monsanto, já desfalcado por outros usos indesejados. Haverá outros sítios para colocar a Feira. O que não se pode é deixar destruir Monsanto em nome de uma concepção populista, errática e irresponsável de gestão dos nossos melhores recursos.
Helena Roseta
3/10/2004 01:47:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text