Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quinta-feira, abril 29, 2004
 
Lisboa-Ponte

Políticas de Juventude:
Para podermos melhorar a área de políticas de Juventude temos de entender a abrangência e a transversabilidade da temática.


Os jovens de Lisboa e os jovens que gostariam de morar em Lisboa deparam-se hoje, sejam eles estudantes ou não, com inúmeras dificuldades no seu inicio de vida. Caso estudem, por exemplo, na universidade tornam-se acima de tudo num enorme encargo para as famílias pois as despesas de educação são altíssimas e agravam-se se considerármos cursos técnicos que impliquem gastos constantes em materiais. Se os jovens já não estudam quer por terem terminado o secundário quer por terem terminado a licenciatura deparam-se com inúmeras dificuldades para encontrar primeiro emprego, especialmente um emprego de qualidade. É recorrente ver jovens habilitados a trabalharem em part-times e empregos precários. Quaisquer dos jovens, filhos de cidadãos de Lisboa, têm inúmeras dificuldades em tornar-se independentes ou porque a habitação em Lisboa é caríssima, e o mercado de arrendamento a preços controlados é bastante reduzido, ou por consequências de todos os problemas anteriormente enunciados o que implica uma tremenda insegurança para qualquer jovem que se queira arriscar. Para os que arriscam as habitações e rendas dos Concelhos vizinhos de Lisboa tornam-se a solução mais escolhida especialmente por saberem que entre custo e qualidade de vida tem de necessáriamente que escolher a solução menos custosa e com pior qualidade de vida. Formar família é hoje a última preocupação e os jovens planeam tornar-se pais cada vez mais tarde. Para os jovens que apesar de tudo mantêm um espírito de acordo com a idade e procuram outros interesses na área da cultura, deparam-se que, fora cartão jovem, não há muitos descontos e com as despesas todas para pagar a cultura torna-se relativamente mais cara. Teatro, livros, concertos e cinema tornam-se actividades cada mais contidas. Para os que gostam de esquecer tudo e sair à noite têm ainda que ter atenção aos assaltos e á droga dura que se torna cada vez mais acessível.Para os jovens estrangeiros fora da UE que escolham a nossa cidade para trabalhar e viver têm de ter acima de tudo sorte porque somados todos os problemas que descrevi acima ainda se arriscar a não terem vistos de trabalho e não lhe reconhecerem habilitações.
Contextualizando com uma sociedade de informação que vivemos e com a possibilidade de hoje os jovens terem acesso a viagens mais baratas, facilmente nós jovens nos comparamos por baixo com os jovens da União Europeia. Se cruzarmos estas questões com alguns dos problemas de Lisboa e do país, nomeadamente o seu envelhecimento, a pouca competitividade, a insegurança, a falta de emprego, o retorno dos focos de droga, percebemos a transversabilidade das políticas de juventude e a sua importância numa cidade que se pretende mais jovem, mais produtiva,mais competitiva face às restantes capitais da UE, mais culta e essencialmente com melhor qualidade de vida. O preço da melhor qualidade de vida de Lisboa é demasiado cara para os bolsos da maioria dos jovens e desta forma o processo de envelhecimento demográfico será constante.
Será da Juventude de hoje que virá a resposta para o Portugal de amanhã e esperamos que Lisboa tenha uma palavra a dizer na vanguarda das políticas de juventude como factor competitivo para o futuro de todos os que vivemos nesta cidade.
Nascemos em Liberdade, 25 de Abril, Obrigado! - Foi a faixa que levámos com orgulho na descida da Avenida da Liberdade no passado domingo, agora cabemos perceber que devemos continuar a lutar para merecer esse legado, não nos contentando com o qe temos hoje e exigindo mais e melhor.
A Juventude Socialista de Lisboa tem por isso não só a responsabilidade de apresentar algumas das respostas para a área da Juventude como também de orgulhosamente se afirmar na concretização das mesmas.
Duarte Cordeiro
Coordenador da Concelhia de Lisboa da Juventude Socialista
4/29/2004 03:12:00 da manhã . - . Página inicial . - .



This page is powered by Blogger. Some Text