Forum Cidade

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Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
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Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, abril 05, 2004
 
Lisboa-Túnel

Segurança no túnel do Marquês

A propósito da acção contra a construção do Túnel do Marquês que está a ser julgada, têm sido tornadas públicas as mais extraordinárias informações relativamente ao projecto e às obras em curso, mas confesso que nenhuma delas me chamou tanto a atenção como a notícia que li no Público deste sábado, com declarações de Manuel João Ramos, presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados.
Com efeito, diz o dirigente que a ACA-M vai requerer à Câmara Municipal de Lisboa e ao Ministério das Obras Públicas a suspensão da construção do túnel estribando-se na proposta de directiva europeia sobre requisitos mínimos de segurança de túneis que estabelece como máximo os cinco por cento de inclinação neste tipo de vias, quando o Túnel do Marquês terá nove por cento.
Mas Manuel João Ramos acrescenta mais, dizendo que peritos das Nações Unidas que estudaram o assunto chegaram à conclusão de que o maior perigo dos túneis são os incêndios e que esse perigo aumenta quanto maior for a inclinação.
Fiquei tão interessada no assunto que decidi eu própria consultar a citada documentação quer nos sites das Nações Unidas e da UniãoEuropeia, mas também os sites da Associação Mundial da Estrada e da Associação Internacional dos Túneis, onde pude ler a vasta literatura existente sobre a matéria e conhecer os diferentes eventos que se vão realizar este ano sobre túneis, assunto objecto de grandes avanços em matéria de segurança.
De tudo o que li, retirei como essencial que os túneis enquanto vias são essenciais onde necessários para permitir a fluidez do trânsito, mas implicam um exigentíssimo cumprimento de normas de segurança desde o projecto até à informação disponibilizada aos condutores que o utilizem.
Enfim, os túneis seguros do futuro, de acordo com a legislação europeia, dependem de um escrupuloso conjunto de garantias de segurança que não me parece, pelo que tem sido dito em tribunal, estejam a ser seguidos no Túnel do Marquês.
Pergunto apenas isto: se os estudos levados a cabo pelas Nações Unidas e pela União Europeia já vêm de há alguns anos, quem projectou o Túnel do Marquês não sabia que os nove por cento de inclinação não são permitidos? E se não sabia, não devia saber?
Se já estava preocupada com o Túnel do Marquês, agora estou francamente mais!
Sofia Oliveira Dias
4/05/2004 02:05:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



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