Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, maio 25, 2004
 
Candeeiros Lisboa

[125/2004]
O Umbigo

As histórias de Lisboa e de Portugal, ao longo dos séculos, confundem-se, parecendo, quantas vezes, que Lisboa e o país são uma mesma unidade. O Dr. Santana Lopes sabe que ser Presidente da Câmara de Lisboa é estar constante a ser avaliado não só pelos lisboetas como também por todo o país. Quis ser Presidente da Câmara porque quis mais visibilidade; quis ser Presidente da Câmara porque ficava mais perto de Belém e de São Bento; e, quis ser Presidente da Câmara, porque politicamente, é bom dizê-lo, em 2001, contribuía fortemente para que o PSD voltasse ao Governo de Portugal. A Figueira da Foz não era suficientemente grande para o Dr. Santana Lopes.
Não se pense que aquilo que faço aqui é apenas a crítica fácil e pessoal. O substantivo da crítica que faço está, essencialmente, na forma e na ausência de conteúdo político em que se baseiam continuamente as posições do Dr. Santana Lopes. Um afã contínuo na exposição pública; uma personalização do cargo; um vazio de ideias para Lisboa e a para a resolução dos problemas dos lisboetas. O importante é a carreira política; o importante é estar bem colocado para aceder ao (próximo) cargo; e, o importante é chegar o mais longe possível.
A forma, o gesto desconexo (porque não ligado a uma verdadeira política de cidade), entre outros aspectos, caracterizam um político que encontra o centro do mundo no seu umbigo. Lisboa é um 'trampolim'. Voltar a ser candidato à CML é algo que o Dr. Snatana Lopes não quer. É, para ele, um lugar "gasto", sem interesse. Se o Dr. Durão Barroso pedir muito, talvez ele lhe faça o "frete"; as bases do PSD, que o amam, querem-no como um seguro de vida política (pensam eles, que lhes garante um vitória eleitoral - "o Dr. Santana Lopes não perde" - dirão muitos deles).
Todavia, os lisboetas pensam, têm vontade própria, e esperam por um verdadeiro projecto político para a cidade; ganhar as próximas eleições não deve (e não vai) depender da fulanização das candidaturas. O PS ganhará em Lisboa se perceber que perante o vazio de ideias do Dr. Santana Lopes deve apostar nos projectos que resolvem problemas. Nas próximas eleições autárquicas não vamos discutir se o Dr. Santana Lopes é, ou não, um bom candidato a Presidente da República; vamos discutir e sufragar projectos políticos. O nosso será (é) o melhor; e os lisboetas saberão avaliá-lo.
Ainda assim, fica um aviso: é importante resistir à tentação de responder na mesma "moeda": sem projecto é com protagonismos pessoais. A nossa matriz ideológica não nos permite esse tipo de abordagem populista. Os eleitores de Lisboa não o perceberiam e iriam penalizar o PS.
Eurico Brilhante Dias
5/25/2004 01:45:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text