Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, junho 07, 2004
 
London

[132/2004]
Londres: uma estratégia cultural para dez anos

No próximo dia 10 de Junho, realizam-se em Londres, em simultâneo com as eleições para o Parlamento Europeu, eleições autárquicas.
Candidatando-se a um segundo mandato, o actual Mayor, o trabalhista Ken Livingstone, apresenta-se a votos com uma Estratégia Cultural para Londres para um período de dez anos, a qual pode ser consultada nesta página.
Menciono aqui o facto por me parecer a vários títulos relevante e por achar que os bons exemplos podem e devem ser estudados.
Em primeiro lugar, dir-se-ia que Londres já é um potentado cultural. Pois bem, o seu Presidente da Câmara, sabendo isso mesmo, considera que essa riqueza da capital britânica deve ser fomentada e apoiada com um pensamento estratégico.
Em segundo lugar, a Estratégia Cultural para Londres não é uma compilação de lugares comuns pronta a ser lançada de uma rampa de lançamento para as eleições. Não, foi constituído um grupo de trabalho para o efeito, grupo esse que produziu conclusões, as quais foram sujeitas a um processo de consulta pública e só depois foi a estratégia definitivamente terminada.
Em terceiro lugar, é uma ideia para o futuro cultural de Londres que versa sobre artes, desporto, património cultural e indústrias ligadas à cultura.
Por fim, presentemente, a cultura e a actividade criadora são responsáveis por quinhentos mil empregos em Londres e ficam apenas atrás da indústria financeira em matéria de actividades que maior quantidade de riqueza geram.
Assim sendo, e muito sinteticamente, a Estratégia baseia-se em quatro objectivos fundamentais: excelência, criatividade, acessibilidade e valor.
O objectivo excelência visa garantir que, ao nível da cultura, Londres produz e oferece o que de melhor se faz no mundo, o que se pretende alcançar apoiando a candidatura da cidade à realização de grandes eventos, construindo bons equipamentos e infra-estruturas e lançando e promovendo a marca "Londres".
O objectivo criatividade parte da constatação de que é esse "fermento" o responsável directo pela atracção que Londres constitui para milhões de pessoas, criadores e espectadores, e pretende-se com ele descobrir e apoiar novos talentos e novas actividades e oferecer o ensino das artes como uma possibilidade de formação profissional contínua ao longo da vida e de combate ao desemprego.
O objectivo acessibilidade pretende que todos os londrinos usufruam a vertente cultural da sua cidade, sejam eles novos ou velhos, deficientes ou idosos, de cultura inglesa ou não, pretende também que a cultura seja uma forma de fortalecimento da identidade das comunidades, uma maneira de reforçar os laços entre vizinhos, fomentando as mais diversas manifestações culturais, visa a promoção da cultura desde o nível internacional até ao nível do bairro, em coordenação com a estratégia de desenvolvimento da grande Londres e de requalificação do espaço urbano.
O objectivo valor assenta na ideia de que deve ser retirado o máximo de qualidade do investimento feito neste domínio, pugnando por investimentos condignos para uma capital europeia com 5, 2 milhões de habitantes.
Vale a pena ler e, sobretudo, meditar no facto de uma cidade pujante do ponto de vista cultural como Londres ter uma estratégia cultural para dez anos.
Sofia Oliveira Dias
6/07/2004 01:22:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text