Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, junho 09, 2004
 
Lisboa Colinas

[134/2004]
7 ideias para Lisboa

Face às trapalhadas e ao show off da actual gestão camarária e perante o vazio de obra do Dr. Santana Lopes os lisboetas esperam por um verdadeiro projecto político para a cidade. O PS deve apostar em ideias mobilizadoras e concretas que se enquadrem numa nova forma de gerir a cidade - que se quer mais participada e com mais parcerias para execução de projectos bem definidos.

Neste quadro, lanço sete ideias para debate no âmbito do Fórum Cidade e que procuram ser contributos para a mudança de que Lisboa carece:
1 - Lisboa deve criar, em parceria com todas as entidades potencialmente envolvidas no turismo, um Plano LX TURISMO que potencie economicamente a atractividade natural da cidade. Assim sendo, e muito sinteticamente, este Plano pode basear-se, tal como a Estratégia Cultural de Londres apresentada neste Fórum Cidade, em quatro eixos fundamentais: excelência, criatividade, acessibilidade e valor.
O objectivo excelência deve visar garantir que, ao nível do turismo, Lisboa deve estar a par do que de melhor se faz no mundo, o que se deve alcançar, entre outros aspectos, através da realização de grandes eventos e congressos, construindo bons equipamentos e infra-estruturas, reformando e requalificando o porto de Lisboa e toda a frente ribeirinha, promovendo a marca "Lisboa" e cuidando do espaço público da cidade.
O objectivo criatividade deve garantir a criação de mecanismos de apoio a novos talentos e novas actividades que primem pela criatividade empresarial e pela sua atractividade potencial.
O objectivo acessibilidade pretende que todos os portugueses, para além de todos os estrangeiros, possam usufruir da vertente turística de Lisboa o que deve consubstanciar-se na promoção, diferenciada e atractiva, interna e externa, do turismo lisboeta.
O objectivo valor assenta na ideia de que deve ser retirado o máximo de qualidade e rendimento económico para Lisboa e os lisboetas do investimento feito neste domínio.
2 - Lisboa deve apostar na redução do tráfego automóvel e no aumento da oferta de estacionamento residencial. Para o efeito, deve ser introduzida uma taxa de circulação, para não residentes em Lisboa, que permita reduzir o número de viaturas que entram na cidade. Ao mesmo tempo, os recursos financeiros alcançados com esta taxa deverão ser direccionados para a construção, em silo, de parques de estacionamento residenciais.
3 - Os Bairros Municipais, criados a partir do PIMP e do PER, devem ser alvo de um Plano Integrado, elaborado e concretizado em parceria com as Freguesias, para a manutenção do seu edificado, a criação e manutenção de equipamentos e espaços culturais e desportivos, a criação e manutenção de espaços verdes, a requalificação do seu espaço público e a melhoria da iluminação e da segurança.
4 - A Câmara Municipal de Lisboa deve contribuir para uma cidade mais segura. Para o efeito, entre muitas outras medidas que deve adoptar, deve estabelecer com o Ministério da Administração Interna, e com as forças de segurança sob sua tutela, um Protocolo de Cooperação que permita dotar as instalações policiais da cidade de mais e melhores meios e condições - de modo a que os agentes no terreno possam desempenhar a sua missão com mais eficácia.
5 - Apostar nas empresas deve ser um desígnio de uma nova gestão da cidade. Como tal, a CML deve proceder a uma reformulação das Associações LISPOLIS e AMBELIS de modo a inverter a saída de empresas da cidade, a estimular o desenvolvimento dos espaços criados pelo LISPOLIS, a criar novos TECNOPOLOS em zonas de expansão da cidade e dotados de boas acessibilidades, como Chelas e Alto do Lumiar, a apoiar os novos criadores e empreendedores e o pequeno comércio e a restauração.
6 - A marca de Lisboa na história de Portugal e no mundo deve ser uma âncora cultural e turística da cidade. Daí que o Museu da Cidade deva ser requalificado de modo a ganhar atractividade, dimensão turística e cultural. Igualmente, deveriam ser criados, recorrendo aos mais modernos meios multimedia, dois museus que pudessem reflectir a história de Lisboa e de Portugal em dois momentos marcantes e que se enquadrassem numa perspectiva cultural e turística da cidade: Um Museu dos Descobrimentos e um Museu do 25 de Abril.
7 - Os mecanismos de Protecção e Socorro de Lisboa devem ser, a nível local, mais profissionalizados. De facto, a institucionalização, em cada Freguesia, dos Centros de Operações de Emergência, com recurso a uma componente de voluntariado para primeira intervenção é algo que tem dado mostras, em outras zonas, de não resultar eficazmente em situações de emergência. A primeira intervenção é muitas vezes a intervenção mais decisiva. E como tal, não pode ficar à mercê do improviso, da boa vontade e da disponibilidade momentânea dos cidadãos. Investir mais na profissionalização dos Centros Locais de Operações de Emergência terá de ser uma prioridade.
Rui Paulo Figueiredo
6/09/2004 01:01:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text