Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, julho 21, 2004
 
Almirante Reis

[157/2004]
Utopia possível

Desde Fevereiro último que o grupo 8 do Fórum Cidade realiza periodicamente reuniões sobre tema "O espaço público e a sua qualificação".
Como método de trabalho para o grupo melhor poder identificar as principais linhas de orientação estratégica, os princípios e os objectivos que deveriam estar subjacentes à definição de uma política de qualificação do espaço público, decidiu-se dividir o tema "O espaço público e a sua qualificação" nos seguintes sub-temas:
- Construção e reabilitação urbana
- Qualidade do espaço público
- Mobilidade/Barreiras arquitectónicas
- Componentes ambientais urbanas
- Instrumentos de ordenamento de território
Neste contexto, foram produzidos diversos documentos e propostas por alguns Colegas do Grupo no domínio da Política Urbana, Organização Administrativa/Territorial, Sustentabilidade do Espaço Público, e outros contributos que a seu tempo serão divulgados, conjuntamente com o trabalho desenvolvido pelos outros Grupos que fazem parte deste Fórum.
Surgiu também a necessidade de "materializar" o "projecto de cidade" que o grupo debatia ao desenvolver estes conteúdos. Assim, foram trabalhadas com mais profundidades algumas propostas daquilo a que chamámos "projectos prioritários", que incidem sobre determinadas zonas de intervenção que foram seleccionadas pelo Grupo (após muita e muita salutar discussão). Assim, estão a ser desenvolvidas diversas propostas (sobre as Zona Ribeirinha, Almirante Reis, Ajuda, Castelo-Mouraria) onde se pretende não só especificar as estratégias e acções para cada zona consoante as suas características como desenvolver princípios mais genéricos para essa actuação. No fundo, desejávamos que a (hipotética) dinamização potenciasse transformações estratégicas, tanto no próprio espaço de actuação como numa área circundante muito mais abrangente, esperando-se, inclusive, que o seu efeito chegue a toda a cidade.
Em relação, por exemplo, ao projecto sobre a Av. Almirante Reis, o objectivo é recuperar uma zona nobre da nossa cidade, uma artéria do início do século passado, inserida numa zona que iniciou a sua expansão económica e demográfica nos primórdios da industrialização, uma grande Avenida, que tem ainda hoje uma vida muito própria, mas que está degradada , feia e decadente. Indigna. O objectivo da recuperação é devolver aos cidadãos uma Avenida limpa, arborizada, com os seus majestosos edifícios de volta, uma Avenida com o esplendor e beleza de outros tempos, mas preparada para o futuro. O Eixo da Av. Almirante Reis já teve um grande passado, porque não lutar para que tenha um grande futuro? Nós queremos acreditar que é uma utopia possível.
O nosso projecto de dinamização do Eixo da Av. Almirante Reis teve início em Abril, tendo sido já apresentado ao Grupo uma proposta metodológica para o seu desenvolvimento, o seu enquadramento e objectivos assim como os primeiros passos entretanto dados , que passam pela recolha de dados, observação de campo e desenvolvimento de algumas ideias. O objectivo é apresentar uma proposta global até ao final do ano que abarque todas as vertentes que nos propusemos desenvolver:
- recuperação da identidade e da memória dos lugares;
- dinamização de mecanismos de participação do cidadão nas decisões sobre o espaço que é de todos;
- potenciação da valorização cultural dos espaços públicos;
- valorização da circulação pedonal relativamente ao automóvel;
- reordenação e distribuição do mobiliário urbano;
- limpeza e restauro;
- requalificação de algumas infra-estruturas urbanas inerentes ao projecto;
- beneficiação e reconversão de edifícios habitacionais degradados;
- emergência de iniciativas comerciais e de serviços;
- atracção/fixação de população jovem;
- atracção de quadros superiores qualificados/criação de emprego no domínio das novas tecnologias;
- criação de equipamento de apoio á actividade cultural e recreativa.
O principal objectivo do nosso projecto é a revitalização de uma zona urbana deprimida e subtilizada, que perdeu, em parte, a sua vitalidade económica , mas que é possuidora de um ambiente construído e de grande significado simbólico para a população local.
O projecto irá não só identificar a importância de introduzir novas actividades económicas como também irá procurar integrar agentes privados e torná-los os principais responsáveis pela implantação de um plano de revitalização urbana naquela zona. Como atrair o sector privado? Uma parte importante do projecto será pensado como uma acção pública para orientar os agentes investidores no Eixo da Av. Almirante Reis.
Não se pretende que o projecto seja uma "fórmula de requalificação de um património construído e consolidado", como é o caso desta zona da cidade, não sabemos sequer se o conjunto de acções de reparação que iremos propor para o Eixo da Av. Almirante Reis poderão ser extrapoladas para um "método de intervenção urbanística". O que gostaríamos é que houvesse coragem para mudar o estado da nossa cidade e para pôr em prática acções que a regenerem e que a tornem num local desejado por todos nós.
Deolinda Santos
Carlos Ambrósio

Grupo 8 - Qualificação do Espaço Público
7/21/2004 01:33:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text