Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, outubro 19, 2004
 
Lisboa Parque Nações

[173/2004]
Um novo modelo económico para Lisboa

Neste mundo crescentemente globalizado as cidades são os motores da competitividade e inovação. Assistimos ao surgir de actores transnacionais cada vez mais poderosos tanto privados (ex: multinacionais) como públicos (ex: União Europeia) e paradoxalmente os governos locais (no caso português as Autarquias Locais) estão na linha da frente do processo de gestão das cidades, devido a uma maior capacidade de negociação (mais próximos dos cidadãos) e adaptação (mais próximos dos problemas).
Infelizmente, devido a uma gestão governamental e camarária desastrosa, Lisboa tem nos últimos ano ficado à deriva, face a uma crescente competição sobretudo a nível europeu com o alargamento. A governação de Direita na Câmara encabeçada por Santana Lopes (que para mal de todos nós foi "promovido" sem legitimidade democrática a Primeiro-Ministro) foi uma gestão populista, incoerente e sem visão. Não faltam exemplos de projectos sem estratégia: Parque Mayer, Túnel do Marquês, Monsanto, localização do casino etc. Em vez de obra concreta que beneficie os munícipes deixou-nos uma mão cheia de ilusões com centenas de "outdoors" de propaganda pagos com os nossos impostos.
Os lisboetas exigem ao PS uma alternativa credível. Temos de contrapor a uma visão populista de curto de prazo vendedora de falsas ilusões uma definição estratégica para Lisboa.
A grande questão é de saber qual o modelo económico que queremos para Lisboa para que possa ser competitiva e inovador nesta Europa alargada e num mundo globalizado, sem ficar irremediavelmente para trás. Com alguma ousadia e um pouco de sonho Lisboa (e Portugal) deve mudar de modelo - de um modelo de organização burocrática, produção estandardizada e massificada que pouco valor acrescenta devemos saltar para a organização flexível e produção customizada e individualizada com valor acrescentado (ex: serviços altamente especializados de qualidade, "indústrias" intensivas em TI). Os instrumentos desta transformação são o investimento em massa cinzenta e nas novas tecnologias. Muitas vezes, esta transformação é associada ao neoliberalismo mais selvagem tendo como expoente máximo o modelo anglo-saxónico liderado pelos EUA. No entanto, esta transformação no sentido de uma maior produtividade e inovação pode ser atingida com igual sucesso económico num contexto de coesão social e elevada protecção social como são exemplo os países nórdicos.
É obvio que estas transformações não podem ser encetadas pela Câmara Municipal de Lisboa per si. Mas a Câmara pode, baseada numa visão estratégica de futuro, em conjunto com o Governo da Republica, Universidades, Empresas, Área Metropolitana e cidadãos em geral ajudar a criar condições para esta mudança. Este modelo implica um funcionamento em rede de estruturas públicas e privadas em simbiose com projectos a longo prazo.
Artur Oliveira
10/19/2004 03:33:00 da tarde . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text