Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, outubro 20, 2004
 
Lisboa-Pr. Nacoes

[174/2004]
Tecnopolis um novo conceito

A criação de parques de ciência e tecnologia, vulgarmente designados por tecnopólos é um conceito utilizado em vários países como elementos estratégicos do desenvolvimento económico das regiões onde se inserem. Através dos tecnopólos aposta-se na criação e no desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica privilegiando-se a transferência de conhecimentos das universidades para as empresas o que funciona como elemento catalizador do desenvolvimento regional.
No novo contexto de economia de inovação, as cidades constituem um factor decisivo de mudança. E isto, porque as cidades não só estão dotadas de organismos que facilitam a criação do conhecimento como universidades, centros de investigação, empresas de serviços, como também disponibilizam espaços que permitem a construção de equipamentos necessários a estas actividades.
É nesta realidade que começa a emergir o conceito de tecnopolis. Um tecnopolis é no fundo um "habitat" privilegiado onde convivem o sector empresarial, a ciência e tecnologia, o ensino e formação e a sociedade civil procurando o desenvolvimento estratégico e urbano da cidade e da região envolvente dando ênfase à dispersão dos recursos em rede em detrimento da concentração de infra-estruturas.
Estes projectos ao estarem enquadrados na visão estratégica das cidades e através de uma especialização em determinados "clusters" estratégicos procuram traduzir um ambiente de investigação e desenvolvimento pela conjugação de áreas comerciais, residenciais, empresariais, de lazer e de investigação.
Inserindo-se numa área residencial e comercial privilegiada da Cidade de Lisboa, Lumiar, localiza-se o Pólo Tecnológico de Lisboa, espaço gerido pelo LISPOLIS, associação privada sem fins lucrativos constituída para esse efeito.
Apesar da sua excelente localização, da proximidade do Eixo Norte Sul, da existência de interfaces com outras vias de comunicação, este espaço de cerca de 12 hectares com um loteamento para 26 lotes onde são disponibilizados um conjunto de infra-estruturas gerais incluindo auditório e parque de estacionamento, que visam o acolhimento de empresas de industria de base tecnológica e entidades de investigação em parceria com INETI, CML, IST, IAPMEI entre outras instituições, é um espaço atrever-me-ia a dizer desconhecido da maior parte da população da cidade.
Quando se pensa em Pólo Tecnológico imediatamente surge a ideia do Taguspark como o exemplo de um Pólo Tecnológico. Penso que o desconhecimento da existência do Pólo Tecnológico de Lisboa se deve em muito à pouca divulgação, promoção e visibilidade do mesmo como centro de incubação de empresas e investigação.
Com esta intervenção procura-se evidenciar a importância que o Pólo Tecnológico de Lisboa poderá assumir como instrumento estratégico num novo conceito mais dinâmico e abrangente que é o conceito de Tecnopolis.
Ana Luísa Feio
10/20/2004 01:39:00 da tarde . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text