Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
sexta-feira, novembro 05, 2004
 
Parque Nações
[187/2004]
Jogos Olímpicos

A candidatura de Lisboa à organização dos Jogos Olímpicos tem sido um assunto adiado pelos sucessivos dirigentes da Cidade e do País. Quem tem o poder de decidir, ainda não reflectiu sobre esta importante realização, ainda não promoveu uma discussão séria e responsável sobre o que implica organizar Jogos Olímpicos em Lisboa, ainda não se libertou dos tão conhecidos ciclos de quatro anos que enformam a visão dos nossos políticos e que condicionam os seus projectos.
A maior parte dos argumentos esgrimidos para a realização de um evento de tão grande envergadura, deixaram de ter sentido. A nossa capacidade de planeamento, organização e concretização, ficou cabalmente demonstrada com a Expo 98 e o Euro 2004. A questão dos custos financeiros, tão cara a certos entendimentos políticos, não se aplica a este acontecimento, já que os Jogos Olímpicos se pagam pelos direitos de transmissão televisiva, pelo merchandising entre outras receitas. Mas, para além dos valores económicos, os outros valores aportados por esta realização, são incomensuráveis e bem mais importantes. Falamos da auto estima nacional (afinal de contas, foi o Euro 2004 que nos tirou da depressão), falamos de promoção do País e da Cidade, falamos sobretudo das importantes transformações que seriam necessárias operar para a concretização deste projecto.
Com um planeamento a longo prazo, já que a candidatura só pode ser possível para 2016 ou 2020, Lisboa e a sua Área Metropolitana tinham obrigatoriamente de sofrer grandes e profundos melhoramentos, que se impõem em vista do descontrole urbanístico a que se assiste. As vias de comunicação teriam forçosamente de ser pensadas em termos de eficácia dos transportes e das acessibilidades aos vários locais da cidade, e os poucos espaços livres para a construção de infra estruturas desportivas pensados racionalmente em termos da sua utilidade, e não do seu valor de mercado para a construção civil. Um desígnio forte, unanimemente aceite e de incontestável prestígio, é um bom incentivo a que os interesses particulares sejam travados e o bem público valorizado.
No que toca ao ensino, as actuais estruturas tinham de ser repensadas, valorizando-se a Educação Física, com vista a preparar uma nova geração de atletas que formariam a representação de Portugal, necessariamente alargada e com capacidades de vitória. Não esquecer que os nossos representantes aos Jogos Olímpicos de 2016 ou 2020, têm actualmente3, 4 ou 5 anos, a idade ideal para se começar a investir no desenvolvimento das suas capacidades desportivas. O desporto seria pensado e incentivado em todas as suas modalidades, e não apenas nos termos redutores do futebol. As estruturas dirigentes destas modalidades têm de ser renovadas, actualizando-se na sua composição e formação, com vista a defender e implementar a prática desportiva encarada na sua diversidade, sabendo extrair as potencialidades desportivas existentes nos portugueses.
Por todas estas razões, por muitas mais que havemos de trazer à discussão, a candidatura de Lisboa aos Jogos Olímpicos é um projecto a ponderar seriamente, um desígnio político incontornável para todos os que, na política, pensam no todo da população, e agem para seu benefício.
João Valente Pires
11/05/2004 01:23:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text