Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, novembro 23, 2004
 

[203/2004]
Uma outra perspectiva sobre a habitação em Lisboa

A propósito da excelente iniciativa organizada pelo PS Lisboa, a de ter realizado uma audição a dirigentes associativos estudantis de Lisboa em colaboração com
a JS Lisboa, surgiram inúmeras questões que estão relacionadas com o debate sobre a lei do arrendamento mas que em muito nos fazem perceber que nada ir mudar com a sua alteração.
Gostaria de começar por lembrar uma promessa de Santana Lopes, quando era candidato a presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a de trazer para a cidade centenas
de milhares de jovens. Pois bem o panorama actual é o de uma cidade que está entre as cidades europeias com a população mais envelhecida. Mais de 10% tem mais do 75 anos e todos os anos milhares de jovens fixam-se nos arredores da cidade, o que em primeiro lugar se justifica face ao preço da habitação na cidade
e que em segundo lugar apenas agrava problemas como o do trânsito, com ou sem túnel, da qualidade de vida dos próprios jovens e da degradação do parque habitacional da cidade e em especial do centro, da zona da Baixa.
Um dos mecanismos para fixar população jovem na cidade poderia vir dos estudantes universitários deslocados. Em Lisboa estudam cerca de duzentos mil jovens, dos quais muitos são deslocados. Se avaliarmos que os principais problemas dos jovens estudantes deslocados prendem-se com o facto de não haver de oferta de residências que nem de perto cobrem as necessidades do número total de estudantes nestas condições, que a esmagadora maioria que não tem oportunidade de morar em residências tem de alugar apartamento, que os estudantes de alugam apartamento não tem contrato e estão em constante risco de expulsão ou inflação dos preços que pagam, percebemos que nada disto tem sido considerado pela Câmara e pelo Governo. Associando a estes factores o aumento BRUTAL das propinas, no caso dos estudantes do ensino público. Percebemos que o impacto vai ser sobre as famílias que deixam de ter
condições para os seus filhos estudarem em Lisboa.
Estes estudantes serão trabalhadores amanhã e seriam uma grande oportunidade para o rejuvenescimento da cidade. A cidade só recuperará se conseguir conquistar as gerações de amanhã, mas para tal tem de haver condições para os jovens.
A incapacidade da Câmara neste domínio é tão irresponsável quanto foram as promessas populistas e demagógicas do nosso actual primeiro-ministro Santana Lopes. Na verdade não só não conseguiu trazer jovens para a cidade como, enquanto primeiro-ministro, é responsável por que mais jovens se afastem.
Exige-se respostas para tamanha falsidade e acrobacia política, os jovens não procuram olhar para a Rua Madalena e vê-la mais bonita, não queremos saber se temos ou não Casino no Parque das Nações, nem sequer queremos um Túnel, queremos sim não ter de atravessá-lo todos os dias quando vamos para o emprego porque é sinal que moramos em Lisboa.
A propósito onde está a tão falada associação de Jovens por Lisboa, que se manifestava durante as anteriores eleições autárquicas, será cada membro já tem casa, ou será que a situação piorou de tal maneira que nem dinheiro para tendas tem.
Duarte Cordeiro
Coordenador Juventude Socialista Lisboa
11/23/2004 03:00:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text