Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, março 23, 2005
 
Fruta de Lisboa

[018/2005]
Balanço das promessas

O retorno de Santana Lopes à Câmara de Lisboa permitirá avaliar e responsabilizar todo o mandato em comparação com as promessas eleitorais feitas à quatro anos.
Começa a ser tempo de fazermos um balanço do actual executivo camarário em termos de Juventude. Mais do que enumerar uma outra actividade realizada por este executivo em termos de juventude importa lembrar, em primeiro lugar as promessas feitas em tempo de campanha e em segundo lugar relembrar aquelas que são as verdadeiras preocupações dos jovens.
Recentemente vimos Santana Lopes anunciar que irá trazer 10 mil jovens para o centro da cidade. Os mais atentos poderão perceber que a iniciativa depende exclusivamente de privados, e com isto quero dizer que mesmo estando presente uma empresa camarária, se os privados em algum momento quiserem abandonar o projecto, não haverá projecto. A verdade é que a promessa existiu e para os jovens essa promessa era mais forte que uma apresentação pomposa de um projecto de habitação. Era uma garantia pública que haverá condições para os jovens terem casa em Lisboa sem a necessidade de procurar morar em concelhos vizinhos.
Recentemente vimos anunciar os Jogos de Lisboa, apresentados também com grande pompa e circunstância pelo actual executivo. E que novidades trazem estes Jogos em relação aos que eram realizados pelo anterior executivo de coligação de esquerda? A resposta é nenhuma. E à partida todos consideram isto normal. Mas não é. Quem é responsável pelos jogos não terem existido durante 3 anos.
Como é que é possível não terem continuado com os Jogos e posteriormente apresentarem uma versão pobre dos Jogos anteriormente realizados. E ninguém é responsável por não termos tido Jogos durante 3 anos?
O Observatório para a Juventude lançou em Janeiro deste ano um estudo no qual revela que as principais preocupações dos Jovens são o desemprego, a precariedade no emprego e a habitação. Em relação à última preocupação estamos conversados, é necessário um empenho público, com investimento público que garanta a habitação a preços reduzidos. Para tal temos de recuperar a EPUL Jovem e dar-lhe outra dimensão e abrangência.
Jovens sem casa não casam, não casam, não tem filhos, sem filhos não há futuro para a segurança social. Logo não haverá reformas. Talvez assim percebam a importância das políticas de juventude.
Em relação ao desemprego e precariedade já era altura da CML ter um Gabinete que avaliasse a evolução destes indicadores para pelo menos pressionar o Governo para a execução de medidas neste sentido.
A política juvenil é fraca em Lisboa e há muito a fazer no curto prazo.
Duarte Cordeiro
3/23/2005 12:37:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text