Forum Cidade

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Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
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Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, março 29, 2005
 
Ascensor Glória
[023/2005]
Um ascensor chamado desejo

A calçada da Glória, com o elevador da Glória é um dos casamentos mais felizes desta cidade que:
"(...) Facilmente das outras és princesa (...)"
Porém pena é que, nem todos, mormente aqueles com mais responsabilidades, queiram, ou saibam com um pouco mais de dedicação, eficiência e "golpe de asa", manter aquele real estatuto.
Deixando de parte as divagações sobre literatura cara, quero referir o estado lastimoso da supracitada artéria, bem como dessa "jóia" de Lisboa, que se chama elevador da Glória.
O empedrado que bem podia e devia ser, por direito próprio ? calçada à Portuguesa ? é mais (des)calçada à Portuguesa, tais são os buracos em toda a sua extensão, particularmente, cá em baixo, junto aos Restauradores, na zona da tomada de passageiros do referido ascensor.
Depois, por ali acima, é "Um Deus nos acuda". As paredes da maioria dos prédios e muros, que de ambos os lados da calçada, pertencem maioritariamente, directa ou indirectamente, ao Estado, há muito que não têm obras e estão carregados de "grafits"; no chão, temos pedras descalcetadas e buracos que aliás, os automobilistas, todos os dias "ajudam" a aumentar.
Porém, onde se atinge o cumulo é no largo situado, a meia encosta, e que dá pelo nome de ? Largo da Oliveirinha. Dominando o mesmo, encontra-se uma pseudo fachada daquilo que, há muito tempo, deveria ter sido um prédio; actualmente é uma central de lixo que ainda por cima pende das janelas e portas, para a via pública.
O problema daquele espaço ocupado, com a dita cuja "central" é que, para além de ser (ines)estético e (des)urbanístico é acima de tudo, um caso de saúde pública.
Como, segundo se diz, uma imagem vale mais que mil palavras, aqui vão algumas fotografias.
E, que dizer dos elevadores ? ex-libris de Lisboa ? continuamente carregados de "grafits"?
Há alguns meses, a Carris e bem, mandou pintá-los de amarelo, como é da praxe. Pois não demorou quinze dias a ficarem (re)pintados. Desta vez nem as janelas escaparam.
A juntar a estas desgraças, e como uma, nunca vem só, temos o problema do estacionamento. Há uns anos a esta parte, os automobilistas descobriram esta autêntica "mina de ouro", em plena Baixa, ou seja estacionamento gratuito, 24 horas por dia, e tendo, quase a certeza que a polícia "não chateia". Em tempos a EMEL, começou por colocar no largo um parquímetro, mas depois esqueceu-se dele.
Ora se pensarmos que, a calçada da Glória é, depois do Castelo, Baixa e Belém, o percurso da cidade mais frequentado, por turistas, está tudo dito em matéria de atracção turística.
Bom, e para que se não diga que sou do "Bota Abaixo", aqui vão as minhas sugestões:
fecho ao trânsito da Calçada da Glória e arruamentos circundantes, a saber:
Rua da Glória, a partir da confluência com a travessa da Conceição da Glória e até à Calçada da Glória;
Largo da Oliveirinha.
Demolição coerciva do que resta do referido imóvel do largo da Oliveirinha, por vários motivos mas, certamente por uma questão de saúde pública.
João Nabais
3/29/2005 01:50:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



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