Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, abril 04, 2005
 
Fernando Pessoa - Metro Cidade Universitária
[029/2005]
Problemas de visão

Deliciei-me com o texto do António Barreto, no jornal Público de Domingo passado, sobre o bairro onde vivo. Desse retrato fiel da realidade, retive 2 pontos que, sem sombra de dúvida, afligem não só a Lapa, mas por certo toda a Lisboa: o estacionamento e os dejectos caninos. Por coincidência, ambos relacionados com a ocupação dos passeios e ambos pertencentes a pelouros distintos, mas tutelados pelo mesmo vereador camarário. Poder-se-á dizer que desocupar passeios é com ele.
Por toda a Lisboa, da Ameixoeira à Lapa ou de Chelas ao Restelo, todos, ou quase todos, já constatámos que, em matéria de higiene urbana, o estado da cidade está abaixo do desejável: as ruas, os passeios e os contentores do lixo não são lavados com aquela frequência a que, em tempos, já estivemos habituados. Melhores tempos hão-de vir.
Informou-nos o Sr. Vereador, através dos media, que aos 5 "moto-cães" já existentes, juntaram-se agora mais 8 (e ainda faltam chegar mais 16) para limpar os passeios dos cocós dos cãezinhos. Louvável. Mas, confesso, nunca vi nenhum desses milagrosos "moto-cães" em actividade, nem no bairro onde vivo (pelos vistos não sou só eu) nem na Baixa, onde trabalho diariamente. Nem me lembro de alguém mo ter mencionado. Será que se providenciou a contratação dos respectivos motoristas?
Mas, infelizmente, os passeios não são só ocupados por dejectos caninos. Proliferam, aqui e acolá, os carros estacionados em cima do passeio. Como pergunta o João Matos no seu excelente texto sobre o trânsito e o estacionamento em Lisboa, onde é que se pode estacionar o carro quando se vai a algum lado, ou mesmo quando se chega a casa?
Também confesso que não consigo ver as milagrosas soluções, prometidas eleitoralmente, por este executivo camarário. Mas observo a Polícia Municipal a actuar, muitas vezes sem critérios de razoabilidade. E não vejo o Sr. Vereador a anunciar publicamente qualquer medida para tentar resolver este problema. Nem sequer consigo enxergar um outdoor, como é da moda, a informar "que já foi aprovado em reunião de câmara".
Pois é, para a "ocupação" de um mesmo passeio, vejo que o mesmo Vereador tem duas maneiras de efectuar a limpeza: uma, mais desejável por todos mas pouco visível ou mesmo invisível, outra quase sempre activa mas pouco amada.
Não chega, somente, ter "moto-cães", é preciso dar-lhes uso continuado. Nem colocar à disposição dos utentes os célebres "kits" para o dono limpar o que o cãozinho fez na rua. É preciso insistir, talvez mesmo recorrendo aos outdoors, para a sua utilização constante. Deverá ser regra. Não só como um contributo para a higiene pública, mas também como uma atitude de respeito, tanto pelo espaço público como pela restante população.
Não chega, também, bloquear ou multar os carros estacionados indevidamente. É preciso sensibilizar ainda mais os condutores para outras práticas, aliadas à criação de alternativas mais apelativas.
Por outras palavras: é preciso fazer.
Claro que é muito mais fácil dizer, em ambos os casos, que impera a falta de civismo de uma certa parte da população.
E, chegado a este ponto, constato, também aqui, a falta de visão por parte de quem actualmente dirige o município. Mas, por certo, Lisboa vai ver um novo rumo.
Luís Coelho
Blog Forum Campo de Ourique
4/04/2005 01:23:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text