Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, abril 13, 2005
 
Casa Fernando Pessoa - Manuel Amado
[038/2005]
Lisboa:
Cidade cosmopolita e com qualidade de vida?


Há cerca de um ano, foi apresentado no VIII Congresso Internacional de Direito Ambiental, um documento de grande relevância sobre "Cidadania Ambiental", a qual iniciava referindo que "A actuação participativa e deliberativa da sociedade civil e dos movimentos sociais no processo de formulação das decisões e vontade política é elemento fundamental para a superação do momento de risco ambiental vivido pela civilização pós-moderna. Nesse contexto, projecta-se a figura da cidadania ambiental cosmopolita, enquanto condição política supraterritorial que reconhece a dimensão planetária da crise ambiental, bem como afirma o princípio democrático para além das fronteiras nacionais."

Esta introdução levou-me à reflexão sobre a importância de uma boa política ambiental municipal para a qualidade de vida dos lisboetas, sejam eles moradores, trabalhadores, empregadores ou visitantes.
Na medida em que contamos com vários grupos sociais e de diversas origens regionais ou de nacionalidade, podemos falar também dos diferentes tipos de qualidade de vida dos lisboetas.
Lisboa é uma cidade cosmopolita, mas necessita de elevar a sua qualidade ambiental para se tornar mais atractiva a movimentos sociais com valor acrescentado cultural e económico.
A característica de abertura ao Mundo que Lisboa, capital europeia, banhada pelo Atlântico, exige oferta de condições a quantos são a ela atraídos. Por outro lado, nenhuma cidade pode atrair pessoas e empresas de fora se não tiver qualidade de vida para as pessoas que a frequentam.
Para uma melhor qualidade de vida dos disfrutam da cidade é importante que esta disponha de melhores sistemas de transporte colectivo, de escolas e de centros de saúde de excelente qualidade, de atenção à criança, de confortável acolhimento aos idosos, bem como maior preocupação com o meio ambiente e lazer, sem nos esquecermos de quanto essenciais são a oferta comercial, os serviços de hotelaria e de restauração, com a internacionalmente conhecida "bica" lisboeta.
A política ambiental do PS para a cidade de Lisboa pode viabilizar que os vários grupos dos que a utilizam disponham da qualidade do ambiente que todos eles ambicionam no seu dia a dia, quer no que respeita ao ar, ao ruído, à qualidade da água, ao saneamento básico, à gestão de resíduos e ao ambiente urbano.
No que respeita ao ambiente urbano deve-se ter presente como eixos orientadores, a manutenção de estruturas e do mobiliário urbano em geral e a preservação e requalificação dos espaços verdes.
Como em qualquer outra área de intervenção municipal, também deve ser garantida a sustentabilidade do ambiente urbano, quer a nível económico, quer social. Para tanto, além dos eixos supra referidos, devemos também ter uma estratégia adequada na gestão da cidade, seja nos transportes urbanos, na construção ou na concepção urbana.
Mais, com o PS, Lisboa pode surpreender com uma relevante qualidade ambiental, mesmo tratando-se de uma cidade cosmopolita como ela é.
Isabel Cabaço Antunes
4/13/2005 12:23:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text