Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
segunda-feira, abril 18, 2005
 
Basket
[042/2005]
A actividade desportiva como um elo decisivo

A Concelhia de Lisboa do Partido Socialista empenhada na construção de uma sólida alternativa democrática para Lisboa, decidiu criar o FORUM CIDADE, dotando-o de Grupos Temáticos, constituídos por militantes e simpatizantes do P.S., especializados nas áreas seleccionadas que pudessem servir de suporte ao programa de candidatura a apresentar aos residentes de Lisboa, por altura das eleições autárquicas.
Um dos grupos temáticos escolhidos para o efeito que se entendeu denominar por "Estilo e Qualidade de Vida em Lisboa" enquadra fundamentalmente a avaliação de propostas ao âmbito da pratica de actividades desportivas, de ocupação de tempos livres e sobretudo de uma dinâmica que se proponha envolver todos os seus munícipes numa prática de hábitos regulares que valorize o seu estilo e qualidade de vida desde os jovens aos idosos sem esquecer os deficientes.
Uma cidade activa saudável e solidária é pois o lema do trabalho deste grupo, que recusa a inércia com que a cidade se tem defrontado por incapacidade da actual vereação da Autarquia em cumprir o seu papel.
Que o digam por exemplo os milhares de jovens dos 350 clubes da capital, que sujeitos às tentações que a conjuntura social transporta, foram privados dos Jogos de Lisboa, que num regime de prevenção ocupava os seus tempos livres..
Lisboa num quadro demográfico extraído do "Site" da SIC regista que o concelho de Lisboa, devido ao seu elevado número de eleitores (540.162 mil), supera largamente qualquer outro concelho à escala nacional, ao âmbito do processo de recenseamento com vista às últimas eleições legislativas.
Seguem-se Sintra, com (262.934 mil) eleitores, Porto com (236.594 mil) eleitores e Vila Nova de Gaia, com (232.166 mil) eleitores.
Estes números obrigam a uma séria reflexão, não só sobre o grau de combate a travar, mas essencialmente mostrando que quando o Partido Socialista assumir o governo da Cidade, deverá organizar-se de forma a garantir as medidas adequadas à excelência na prestação de um serviço publico com os níveis de eficácia que a dimensão da população justifica.
Porque para além da vertente que o Grupo representa, outros áreas que se conjugam como, por exemplo, a cultura, o tecido social, a economia, o rejuvenescimento das estruturas, os transportes, o espaço público e a gestão da cidade, requerem uma aposta na adopção de sinergias, que em complementaridade se possam tornar decisivas para renovar Lisboa debaixo de um padrão em que a qualidade seja animada por um grau de desenvolvimento com uma natureza sustentável.
A demagogia e a flutuação da presidência da Câmara neste mandato, tem deixado marcas negativas, pela inércia que a responsabilidades adquirida tem desencadeado.
O exagerado gasto em "Outdoors", por "dá cá aquela palha!" é sintomático pela desafectação de investimento em serviço publico, em favor da troca por uma promoção política que pela acumulação de custos, está a debilitar o erário publico disponível.
Muito recentemente o Desporto foi alvo de algumas medidas de iniciativa autárquica, que por serem tomadas em fins de mandato político se revelam perfeitamente vazias e demagógicas, correndo inclusivamente o risco da sua descontinuidade.
A apressada apresentação de uns ineficazes e denominados Jogos LX, a cinco ou seis meses das eleições, quando deveriam ser organizados para o período do mandato, ou seja a quatro anos são o exemplo do se refere.
O projecto aprovado para a I Taça da Cidade de Lisboa, que vai envolver a participação do Benfica, Sporting e Belenenses em doze modalidades desportivas poderá ser uma medida útil, que se acolhe, mas que deixa a ideia que a data prevista para a sua realização, tem marca política.
Não obstante o referido e em apoio à batalha do seu mentor, o Prof. Moniz Pereira, de quem somos amigos pessoais, defenderemos o projecto quando PS, ganhar a Câmara de Lisboa, pelo papel que representa ao nível do movimento desportivo da Cidade.
Criado para o efeito, o Grupo do Desporto tem na sua composição pessoas de larga experiência nesta matéria, não só pelo seu curriculum, mas por terem exercido cargos de responsabilidade a nível do fenómeno desportivo, o que se traduz numa garantia.
Daí que como elo fundamental, dada a sua dimensão demográfica na cidade, seja essencial tornar prioritário a prática de actividades desportivas e de lazer tornando-as como eixo central das preocupações da Câmara Municipal.
É forçoso implementar um plano estratégico que garanta à população de Lisboa as condições ideais para aceder a uma dinâmica própria de hábitos regulares que beneficie todo o cidadão comum.
A construção e valorização de equipamentos desportivos, de espaços verdes compatíveis, o apoio aos pequenos clubes de bairro, a aposta na formação, o incentivo aos dirigentes associativos que dedicada e benevolamente se envolvem no processo e o apoio às camadas da população que careçam de orientação nesta área, são exigências que este Grupo de trabalho identificou e que pretende formalizar no quadro das tarefas que a Câmara Municipal, se o Partido Socialista ganhar as próximas eleições autárquicas em Lisboa, como se espera, deverá assumir.
Muito recentemente foi escolhido o timoneiro que naturalmente vai lutar com todas as suas forças e reconhecido prestigio para se ganhar Lisboa.
O camarada Manuel Maria Carrilho ao aceitar esta incumbência revela desde já uma grande dose de coragem que acumulada às capacidades já anteriormente demonstradas no exercício de missões ao mais alto nível, vem traduzir seguramente uma garantia de sucesso.
A intervenção que teve no Hotel Altis no passado dia 8 de Abril na sessão organizada para calendarizar as últimas etapas do FORUM CIDADE, foi apreciada merecendo resposta positiva dos presentes, pela salva de palmas com que no final foi saudado.
Vamos todos os que se empenharam no FORUM CIDADE, funcionar em equipa, esperando que o trabalho desenvolvido seja devidamente aproveitado, dada a experiência e o conhecimento do terreno dos seus executores, tornando-o numa mais valia para elaboração do programa.
Estamos também certos que Manuel Maria Carrilho, que esperamos seja o futuro Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vai considerar que os actores do FORUM CIDADE, porque foram escolhidos pelo seu perfil, tenham, para cumprimento do programa um lugar activo e permanente ao seu lado.
Deixamos essa recomendação.
Mário Paiva
4/18/2005 01:40:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text