Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quinta-feira, abril 21, 2005
 
Idoso Lisboa
[045/2005]
Reabilitação humana

Um recente estudo elaborado pela nossa mais conceituada universidade privada, confirmou-nos o que já era notório: Lisboa tem uma população cada vez mais envelhecida, com 45 % dos seus habitantes acima dos 55 anos e 25 % acima dos 65 anos de idade.
Isto obriga-nos a olhar para Lisboa como uma cidade que deverá também começar a
dar especial atenção a essa faixa etária da sua população. Terá que ser uma cidade mais segura, com mais policiamento diurno e nocturno e que providencie serviços de proximidade para com estes seus habitantes. Uma cidade com melhor higiene urbana, que cuide também dos seus espaços verdes, mas que inove e não se coíba de criar condições para melhorar a sua qualidade de vida.
Por outro lado, nos últimos 25 anos, Lisboa perdeu cerca de 300 mil habitantes, uma média de 12 mil habitantes por ano, mil por mês. Isto é: para além de envelhecida, começa também a ficar despovoada, principalmente nos seus Bairros Históricos e com especial incidência na Baixa.
É desolador constatar que o número de habitantes no Rossio não chega a uma dezena, apesar de, durante o dia, junto ao teatro D. Maria I, dezenas de outros habitantes darem vida àquela zona com o seu mercado a céu aberto.
Afigura-se premente repovoar e rejuvenescer a cidade: atrair não só novos habitantes, como mais jovens. Sem dúvida alguma que a instalação de mais residências para estudantes e uma outra política de arrendamento para jovens, como já aqui defendeu o Duarte Cordeiro, contribuiriam para dar uma outra vivacidade pós-laboral à Baixa lisboeta. Faça-se um levantamento dos prédios e andares desabitados e, por certo, chegar-se-á a surpreendentes conclusões.
Mas terão que se melhorar as condições que são proporcionadas a quem quer viver na velha Lisboa. Questões como a segurança, trânsito, estacionamento e comércio de bairro têm que ser profundamente equacionadas, quando comparadas, por exemplo, com as zonas habitacionais da Expo ou do mega-empreendimento que se está a construir na Alta de Lisboa. Já para não falar dos concelhos limítrofes, em ambas as margens do Tejo, onde se oferecem excelentes alternativas, servidas por rápidos meios de transporte. Viver ali até dá a sensação de se estar a viver aqui.
Lisboa precisa de se virar mais para as pessoas. A necessária e imperativa reabilitação urbana da cidade, principalmente da sua parte mais antiga, não se pode sobrepor à reabilitação humana, vital para o seu desenvolvimento. Ambas devem estar interligadas.
O exemplo da Baixa-Chiado e da sua candidatura a Património da Humanidade, leva-nos a ter que levar em conta que uma cidade não é só um simples arranjo de ruas, prédios e monumentos. É também a interligação com as Pessoas, tanto com as que nela habitam, como com as que a visitam ou as que nela trabalham.
Luís Coelho
Blog Forum Campo de Ourique

Foto: O Jumento
4/21/2005 01:00:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text