Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, abril 26, 2005
 
Basket

[050/2005]
O dirigente desportivo como mola de desenvolvimento

Em qualquer sociedade desenvolvida, a prática desportiva é essencial para o desenvolvimento físico e mental do Homem. Este desenvolvimento proporciona a criação e a integração em grupo, melhorando o seu estado psíquico e físico, contribuindo de uma forma geral para uma melhoria na saúde pública, reflectindo-se determinantemente na economia do país.
Em Lisboa (com centenas de milhares de pessoas), torna-se imperioso assegurar uma política desportiva que sirva os cidadãos, criando-lhes condições para uma prática desportiva sã e adequada ao grau seu etário.
Ora, todos sabemos que esta gestão camarária de direita, nada fez pelos cidadãos nestes últimos 3 anos (valores estatísticos dizem que cerca de 20% dos Lisboetas praticam desporto).
Nestes últimos anos não existiu qualquer projecto organizado pela C.M.L que envolvesse atletas e desportistas num tipo de festival competitivo, abrangendo o universo das modalidades praticadas. A nível de eventos desportivos de caracter nacional ou internacional, que mobilizasse os cidadãos e ajudasse a dignificar e prestigiar o nome da capital.
Torna-se assim claro, que a gestão que se pretende para a cidade, terá que obedecer a um planeamento rigoroso, que tenha em conta os comportamentos da população, de modo a incentivar a prática desportiva. Tal plano, só terá sucesso se tiver em conta a participação de todos, nomeadamente dos clubes, das associações e federações desportivas, que lutam todos os dias com problemas de vária ordem, para poderem cumprir os seus planos de acção. A gestão da Câmara Municipal de Lisboa, deverá implementar políticas essenciais para o desenvolvimento do desporto, criando condições aos seus dirigentes. Uma destas políticas, que é de extrema urgência, é a do Estatuto de Dirigente Desportivo, que como sabemos, desempenha um papel extraordinário no Desporto. Sem a "carolice", a total disponibilidade, o sacrifício, a nível pessoal e familiar, sem receber qualquer contrapartida monetária ou outra (bem pelo contrário, muitas vezes custeando algumas despesas sobretudo no que respeita a crianças e jovens), dos seus dirigentes, não conseguiríamos concretizar muitas das práticas desportivas.
Seria pois, da maior justiça que estes dirigentes desportivos, que os futuros responsáveis da C.M.L, tivessem uma especial atenção para o grandioso trabalho que fazem todos os dias. Essa especial atenção, poderia ser a título meramente exemplificativo, a entrada gratuita nos estabelecimentos púbicos, nos espectáculos, nos transportes etc..
Tenho conhecimento que as minhas preocupações são partilhadas pelos partidos de esquerda e em especial pelo Partido Socialista. Está então nas nossas mãos no próximo mês de Setembro, ajudarmos com o nosso voto, a ter uma cidade com cidadãos a ocupar os seus tempos livres, praticando mais desporto, criando condições para termos uma melhor saúde física e mental.
José Alexandre
Vice-presidente da Associação de Basquetebol de Lisboa
4/26/2005 01:55:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text