Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, maio 11, 2005
 
Sargeta
[067/2005]
Projecto Cidade Limpa

Como é do conhecimento geral todo o esforço que é feito na limpeza das ruas da nossa cidade, e não questionando agora o seu grau de eficácia, nunca será suficiente para manter Lisboa limpa se não existir uma mudança de atitude por parte dos cidadãos.
Por isso venho sugerir a dinamização de um Projecto Social a que se poderia chamar "Projecto Cidade Limpa" que teria como principal objectivo consciencializar toda a população para a importância da limpeza e conservação da cidade. As áreas prioritárias do projecto seriam a limpeza pública, higiene e saúde. O focus seria totalmente colocado na importância de cada um de nós reconhecer que é parte integrante da comunidade, e portanto, responsável por manter a cidade limpa.
Este projecto liderado pela CML mas com a participação de outras entidades transversais a todos os sectores da sociedade(juntas de freguesia, escolas, colectividades, associações de moradores, empresas privadas, etc) poderia promover, entre outras, as seguintes medidas
- Limpeza sistemática e "ostensiva" das ruas em locais de grande movimento e precisamente nas chamadas "horas de ponta". O facto das pessoas observarem um grande esforço na limpeza das ruas irá ajudar a inibi-las de sujar.
- Promoção "agressiva" de campanhas de sensibilização aproveitando toda a inovação tecnológica presente. Campanhas com frases do género "AJUDE A MANTER LISBOA LIMPA" na verdade não surtem o efeito desejado. Sugere-se a utilização de ecrans video e fotografias, estrategicamente colocadas, ou mesmo campanhas publicitárias televisivas, mostrando a "verdade nua e crua", a falta de civismo de alguns lisboetas, a sujidade vergonhosa de algumas zonas de Lisboa, usando como contraponto outros locais que são exemplares ou outras cidades que sejam exemplo. Lembram-se da última campanha contra a sinistralidade das estradas portuguesas? Lá estão os testemunhos reais sem quaisquer floreados. No fundo é preciso também mover uma campanha deste género em relação à limpeza das nossas cidades.
E porque não promover até campanhas de rua, em que por exemplo, e imitando um pouco a ideia da empresa do "homem do fraque", um "inspector do lixo" chamasse a atenção sobre aquele cidadão que atira o papel ou a beata para o chão, envergonhando-o perante o seu acto pouco cívico mas ao mesmo tempo exercendo uma acção pedagógica não só para esse cidadão em particular mas para todos os que o rodeiam naquele momento.
- Alertar sobre determinados produtos que não são biodegradaveis, e que sujam a cidade e sobre os quais a maioria das pessoas não tem consciência, tais como as pastilhas que ficam "grudadas" nos passeios e no asfalto dando uma imagem muito triste das ruas da nossa Lisboa, qual amálgama de óleo, pastilhas e beatas de cigarro
- Providenciar espaços para as pessoas colocarem os cigarros, ou existindo já papeleiras com essa função, chamar de alguma forma a atenção para o facto, pois muitas pessoas desconhecem que existe tal funcionalidade nas papeleiras.
É claro que as medidas acima propostas visam somente sensibilizar a população sobre a importância de manter as ruas da cidade limpas.
Uma outra estratégia passaria pela identificação e punição sistemática dos infractores e sobre isso também se poderia escrever um outro artigo neste Blog.
Deolinda Santos
5/11/2005 12:01:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text