Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
quarta-feira, maio 18, 2005
 
Lisboa - Tejo
[072/2005]
Por uma cultura de não violência

Todos os dias a comunicação social nos dá conta de inúmeras situações de extrema gravidade que se abatem sobre crianças negligenciadas, batidas, mal tratadas, em suma, crianças mal amadas. As situações ocorrem quer no seio das famílias, quer nas diferentes comunidades a que as famílias pertencem, quer, ainda, nas escolas.
Muitos estudos se têm realizado; diagnósticos não faltam sobre as causas, as razões dos factos. Porém, o que faz mesmo falta é a criação de uma cultura de não violência, que nos permita ver, no rosto de todas as crianças, o sentido do amor a que todos nos deveríamos sentir obrigados a dar, se outras razões não houvesse para invocar, pelo menos, por respeito por nós próprios e pelo respeito que aos outros é devido.
«Um Projecto para Lisboa» de que Manuel Maria Carrilho é o principal protagonista enquanto candidato e futuro Presidente da Câmara de Lisboa, tem que passar não só pela construção/manutenção do parque escolar dos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico como por tarefas adjacentes, não de somenos importância, como a do fornecimento de refeições, a de acompanhamento nos complementos de horário com actividades estruturantes da personalidade, com actividades integradoras dos saberes visando uma melhor aprendizagem da Matemática, do Português e das Ciências Experimentais, de modo a reequacionar, face a todos nós e ao mundo, num futuro próximo, a imagem de portugueses e portuguesas com preparação de ordem superior. Mas não basta melhorar os saberes, como os que atrás apontamos; é urgente, para responder às questões de violência de que as crianças são vítimas, que a tal cultura de não violência, que busquei introduzir nas poucas linhas deste texto, se fomente na cidade de Lisboa, afigurando-se-me ser desejável, para tal, a criação de espaços de reflexão (porque não nas juntas de freguesia que são espaço privilegiado junto dos munícipes, por força da sua proximidade). Estes espaços precisariam de ser alimentados, quer no que à sua concepção, metodologias de intervenção e conteúdos diz respeito .
Para um homem que tem dedicado a sua vida ao pensamento e ao estudo do pensamento, que já provou, por obra publicada, como é ágil fazedor de ideias, acalentar esta, que aqui lhe deixo, e ajudá-la a por de pé, será desafio fácil e quero crer que estimulante. Colaboradores não lhe irão faltar. Estou nessa...
Natalina de Moura
5/18/2005 01:55:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text