Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
sexta-feira, maio 27, 2005
 
Praça do Comércio
[080/2005]
Nova gestão para Lisboa

A escolha de Manuel Maria Carrilho como candidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa revela-se uma óptima opção. Não porque as razões sejam muitas, são apenas algumas, mas decisivas. Sobretudo porque o seu discurso político é simples, claro e, acima de tudo, inovador, tendo em conta o padrão habitual nestas circunstâncias.
Independentemente da feliz iniciativa que constitui o Forum Cidade e que estará por certo na génese de um programa de candidatura de grande abrangência, bem formulado e articulado, o discurso de Manuel Maria Carrilho aquando da sua prepositura inicial revelou clarividência ao colocar a EXCELÊNCIA como factor essencial que deve nortear a acção quanto à cidade de Lisboa. Não se pode estar mais de acordo, porque subjacente a esta ideia estão, não apenas os mais elevados padrões de qualidade em tudo o que diga respeito à vida e organização de cidade, mas também uma alteração de paradigma cultural.
Trata-se de uma grande ambição, de um caminho nada fácil de percorrer, mas crucial para a afirmação de Lisboa como uma das grandes cidades da Europa, meta que inquestionavelmente se deseja, mas que só é possível se Lisboa se tornar cada vez mais competitiva, sustentável e com maior coesão social e territorial.
Isto exige que os serviços prestados aos cidadãos tenham de ser altamente eficientes, com elevados índices de qualidade e produtividade, o que necessariamente obriga a repensar as estruturas existentes, os processos administrativos internos, a eleminação de burocracias estéreis, a minimização, senão erradicação de potenciais promiscuidades entre interesses individuais e o interesse do bem comum.
Isto será possível se a organização administrativa se inovar, se proporcionar a formação de equipas com suficiente autonomia de decisão e de responsabilização, fundamentalmente orientadas para a obtenção de resultados.
Será igualmente possível se, em áreas onde se reconheça serem outros a fazer melhor, lançar mão de percerias público-privado, onde abundam exemplos de sucesso em cidades consideradas mais avançadas.
Os munícipes não estão interessados nas regras burocráticas internas. Mas importam-se, e muito, com a forma como a Administração os serve.
As cidades bem sucedidas, cada uma à sua maneira, revitalizaram-se através de processos de reforma inovadores. Está na altura da criatividade chegar a Lisboa e fazer bem o seu papel. Para isso uma gestão inovadora precisa-se.
Quintas Ribeiro
5/27/2005 07:22:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text