Forum Cidade

Forum Cidade

Partido Socialista
António Costa

Definição e Objectivos
Empenhada na promoção da participação dos seus militantes e dos cidadãos em geral na vida e no futuro da cidade de Lisboa, a Comissão Política Concelhia de Lisboa (CPCL) do Partido Socialista decidiu criar e institucionalizar de forma permanente um espaço de debate político e social: o Forum Cidade. Contribuir para a construção, em termos programáticos, de uma alternativa de governo para a cidade de Lisboa e alargar a base de participação dos cidadãos na reflexão sobre a gestão da cidade, propondo iniciativas a desenvolver pelos autarcas socialistas numa lógica territorial adequada ao tecido social e urbano em análise são os dois grandes objectivos que o Forum Cidade se propõe prosseguir. O Forum Cidade será uma estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa, que deverá envolver militantes do PS e cidadãos independentes no compromisso de reflectir conjuntamente sobre as potencialidades e os problemas de Lisboa, tendo em vista a procura e a formulação de propostas que visem o desenvolvimento sustentável da cidade, a busca de soluções para questões inadiáveis ou até a tomada de posição em matérias que considere relevantes.
Forum Conclusões Conclusões dos grupos de trabalho do Forum Cidade apresentadas em Lisboa no dia 2005/05/03:
(documentos em pdf)

Conclusões (694 KB)
Qualidade Vida/Ambiente (296 KB)
Escola e Comunidade (177 KB)
Política Urbana (234 KB)
Desporto (241 KB)
Espaço Público (152 KB)
Segurança Rodoviária (258 KB)
Modelo Económico (480 KB)

Forum Conclusões
Digite o seu eMail para ser notificado de novos conteúdos no Forum Cidade!

powered by Bloglet


Arquivos

Julho 2003

Setembro 2003

Outubro 2003

Novembro 2003

Dezembro 2003

Janeiro 2004

Fevereiro 2004

Março 2004

Abril 2004

Maio 2004

Junho 2004

Julho 2004

Agosto 2004

Setembro 2004

Outubro 2004

Novembro 2004

Dezembro 2004

Janeiro 2005

Março 2005

Abril 2005

Maio 2005

Junho 2005

Julho 2005

Agosto 2005

Setembro 2005

Outubro 2005

Março 2007

Abril 2007

Maio 2008

Junho 2008



Correio para:
forumcidade2@gmail.com





Outros WebSites

Partido Socialista

Comissão Política Concelhia de Lisboa


Grupo Parlamentar PS



Outros Blog's do PS

Outros Blog's sobre Lisboa
Diários de Lisboa
Imagens da Cidade
Jornal da Praceta
Lisboa abandonada
Lisboa a arder
Pelourinho da Lisboa
Viver Bem na Alta de Lisboa
Vizinhos

Outros Blog's
Abrangente
Adufe
Almocreve das Petas
Ânimo
Assembleia
Bioterra
Blogo Social Português
Blog sem nome
Bloguítica
O Carimbo
Causa Nossa
O Cheiro a torradas pela Manhã
Descrédito
Estrago da Nação
Forum Comunitário
Fumaças
Gang
Janela para o Rio
Jaquinzinhos
O Jumento
Mar Salgado
Minisciente
O País Relativo
A Pantera Cor de Rosa
Pessoal in Transmissível
À Procura da Cleópatra
República Digital
Respirar o Mesmo Ar
Ser Português (Ter que)
TM&RP
A Toca do Gato
Victum Sustinere
Viva Espanha


PTbloggers

Technorati


Tugir em português


Partido Socialista
Comissão Política
Concelhia de Lisboa



Cartazes 2004/5 Gente que Faz
2003




Forum Cidade
Estrutura informal da Comissão Política Concelhia de Lisboa
terça-feira, maio 31, 2005
 
Rossio
[083/2005]
Rejuvenescer a cidade

O Observatório da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa publicou há algum tempo um estudo que tem tanto de esclarecedor como de preocupante: o desinteresse que os jovens revelam pela política é crescente e faz-se notar nos actos eleitorais.
Se a todos este estudo preocupa (ou devia preocupar), eu como responsável máximo da Juventude Socialista de Lisboa, encaro-o como uma consequência da quebra de confiança entre a Juventude e a classe política. Se este é um facto, temos que encontrar uma resposta e sobretudo procurar os motivos.
Tomo por exemplo a campanha de Santana Lopes nas últimas eleições autárquicas. Chavões fortes elaborados pelo marketing político sul-americano, quem não se lembra do nebuloso "Habitação Jovem", do surpreendente "Lisboa envelhecida", do hipócrita "Casas no Centro de Lisboa". Junte-se duas caras sorridentes de dois jovens manequins (que se vivessem as trapalhadas maquilhadas de Santana nenhum motivo teriam para sorrir) e aqui têm mais um pequeno passo para o afastamento dos jovens à classe política.
Demagogia, mentira e populismo. Um pelouro de Juventude com o mesmo dinamismo de movimento que tem a estátua do Marquês de Pombal desde que foi erguida. Com a mesma vontade de trabalhar que Santana. Com o mesmo assumir de responsabilidades e linha de conduta de Carmona, tal Pilatos alfacinha que lavou as mãos e assobiou para o lado. Triste conclusão: nada foi feito!
A juventude lisboeta depois de Santana irá ter muitas dificuldades para voltar a acreditar no seu Presidente da sua Câmara. Infelizmente esta é uma consequência de termos tido um rosto chamado Santana Lopes e uma cabeça chamada Carmona Rodrigues. Carmona pensava e Santana reproduzia. Tudo isto causou uma certa desconfiança aos jovens, até mesmo aqueles que chegaram a acreditar que a direita teria um projecto credível para o rejuvenescimento da nossa Lisboa.
Dirijo-me a si, Manuel Maria Carrilho, com muita esperança que possa ser o responsável pelo inverter do estado deplorável a que a nossa querida cidade chegou.
Olhe para a Juventude e entenda que Lisboa precisa de jovens. Lisboa precisa de uma Casa da Juventude. Lisboa precisa que os seus mais novos filhos possam voltar a praticar desporto nos Jogos de Lisboa. Lisboa precisa de Incentivos Camarários a Estágios. Lisboa precisa de uma Política de Habitação Jovem honesta, transparente e pragmática. Lisboa precisa de Residências Universitárias. Lisboa precisa de transportes substancialmente mais económicos para os jovens.
Lisboa precisa de se tornar uma cidade cada vez mais cosmopolita e com um rejuvenescimento constante, só assim Lisboa perdurará no tempo, na história e no coração dos alfacinhas.
Lisboa precisa de um projecto, com princípio, meio e fim.
Manuel Maria Carrilho, acreditamos em si, conte connosco porque nós estamos a contar consigo!
Pedro Pinto
Coordenador da Concelhia de Lisboa da Juventude Socialista
5/31/2005 06:36:00 da manhã . - . Página inicial . - . Comentários (0)



This page is powered by Blogger. Some Text